Papa Francisco recebeu presentes da Guarda de Nazaré

Na manhã desta quarta-feira (13) de junho, durante uma Audiência na Praça São Pedro na cidade do Vaticano, em Roma, Papa Francisco foi presenteado com o Livro “Guarda o Círio de Nazaré”, da fotógrafa brasileira Soraya Montanheiro, um pedaço da Corda do Círio e uma camisa da Guarda de Nazaré. A literatura é uma verdadeira enciclopédia que retrata com fotos uma das maiores manifestações de fé do mundo: o Círio de Nazaré. A Corda é o elo dos promesseiros com a Virgem de Nazaré e a Camisa é o uniforme oficial do movimento.

O Livro tem por objetivo contar um pouco da história do Círio de Nazaré e da Guarda que o acompanha e realiza uma atividade de caridade e apoio religioso antes e depois dos eventos maiores. A guarda foi criada em 1974 com a missão de cuidar da Berlinda de Nossa Senhora de Nazaré e ajudar na organização das procissões. Um grupo formado de quase 2000 homens leigos, com a missão também de realizar caridades, junto aos padres Barnabitas. Além disso, a guarda tem a tarefa de supervisionar a praça do Santuário durante a festividade nazarena e em outras solenidades ocorridas durante o ano, zelando pela disciplina e respeito em relação à utilização do espaço, especialmente do Altar-Santuário.

Os presentes foram entregues por três integrantes da Guarda: Renato Neves, Oscar Pimenta e Rodrigo Diogo. O livro será lançado em breve no Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS-SP.

Os integrante da Guarda de Nazaré também foram recebidos pelo Padre Arnaldo Rodrigues, da Rádio Vaticano News, onde participaram de uma entrevista.

 

Texto: Andreia Teixeira – Com informações do site Vatican News: https://goo.gl/ZcSYaF

Fotos: Guarda de Nazaré