NUPS realizou curso de customização de blusas

O Núcleo de Projetos Sociais (NUPS) da OSPAN encerrou na tarde desta segunda-feira (09), mais um curso de formação, realizado em Parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), contando com Aqueline Sarmento como facilitadora. Desta vez as participantes puderam aprender ou aperfeiçoar as técnicas de customização de blusas. A arte utiliza como base blusas em malha ou algodão que recebem toques de decoração, podendo ser utilizada uma grande gama de materiais. A formação aconteceu no Centro Social de Nazaré e teve duração de uma semana, culminando com um momento de confraternização das participantes e a exposição dos trabalhos confeccionados.

  

Para Dona Marinalda Lobo, uma das participantes da oficina, participar do curso é uma forma de aprimorar ainda mais seus conhecimentos e poder trocar experiências. “Comecei a fazer artesanato há cerca de um ano e meio, graças a alguns problemas que fizeram com que precisasse parar de trabalhar. Um dia meu filho pediu um pão e eu não tinha para dar, daí percebi que tinha que agir para mudar aquela situação. Hoje consigo inclusive ajudar a manter meu filho na faculdade”, relatou. Assim como ela, outras participantes também puderam dar seu testemunho de vida e de como oportunidades como esta podem fazer a diferença no trabalho que já desenvolvem ou mesmo começar uma nova atividade que gere renda.

Representando a administração da OSPAN, Cléa Mendes falou sobre o objetivo do trabalho do NUPS e disse que “as portas continuarão abertas para oferecer cada vez mais oportunidades como estas que, com certeza, fazem a diferença na vida de quem participa”.

Finalizando o momento, Marília da Costa, Assistente Social que integra o NUPS, informou que em breve será criado o “Grupo de Mulheres”, ampliando ainda mais a atuação do Núcleo, oferecendo formações em outras áreas. “Notamos que uma das necessidades mais comuns entre as pessoas que participam das ações que desenvolvemos é a questão do planejamento pessoal e por isso um dos primeiros momentos a serem proporcionados ao grupo que criaremos será esse”, ressaltou.

 

Texto e Foto: Fabrício Coleny e Yêda Sousa –

Marketing Basílica Santuário de Nazaré

Ascom Basílica Santuário de Nazaré