loader image
121 anos de canonização de Santo Antônio Maria Zaccaria, o fundador dos Barnabitas!

No dia 28 de maio de 1897 Antônio Maria Zaccaria foi proclamado santo pelo papa Leão XIII. E no seu 121° aniversário de canonização, recordamos com alegria e gratidão sua vida e vocação. Santo Antonio Maria Zaccaria viveu poucos anos, mas deixou um alicerce forte onde sua obra permanecem viva até hoje através de seus filhos e filhas.

Fundador da Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo, das Irmãs Angélicas e dos Casais de São Paulo. Conheça um pouco da história de Santo Antônio Maria Zaccaria:

Santo Antônio Maria Zaccaria nasceu em Cremona (Itália), no fim de 1502. O pai, Lázaro Zaccaria, faleceu um ano após o nascimento de Antônio Maria, deixando uma boa herança para a esposa e o filho. A mãe, Antonieta Pescaroli, após a morte do marido, resolveu não contrair um segundo matrimônio. Deste modo pôde dedicar-se totalmente à educação do filho. Ao completar os estudos secundários, Antônio Maria, então com 18 anos, foi para a cidade de Pádua, onde cursou a faculdade de medicina.

Antônio Maria encontra Bartolomeu Ferrari e Tiago Antônio Morigia já orientados para programas de reforma e experientes na assistência aos doentes, nas obras de caridade e no estudo de São Paulo. Faz com eles um pacto de amizade que futuramente se concretizará na fundação das três famílias religiosas, inicialmente sob a denominação de “Os Filhos de Paulo Apóstolo”. Em sua mente estão presentes equipes apostólicas de voluntários bem preparados e disponíveis com a finalidade de trabalhar para a reforma dos costumes ou renovação de vida, seja pessoal, como social. A autêntica vivência do amor ao próximo leva os membros desta equipe à prática organizada da pastoral, sem se vincularem a uma diocese e sem se prenderem à clausura.

Às 5 horas do dia 5 de julho de 1539, com 36 anos, veio a “dormir” entre os braços de sua mãe terrestre e acordar nos braços de sua Mãe Celeste. No dia 28 de maio de 1897 foi proclamado santo pelo Papa Leão XIII (sua festa é no dia 5 de julho). Seu corpo repousa na Igreja de São Barnabé em Milão (Itália).

Texto: Aline Andrade – Ascom Basílica Santuário de Nazaré

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA

Share This