A comunidade Barnabita celebra nesta quinta-feira (14), o quarto ano de ordenação do confrade Francisco Maria Cavalcante, Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré do Desterro.

Conhecido pela disponibilidade em sempre atender os fiéis e pelo engajamento diante a missão de trazer os jovens para a cada de Deus, Francisco é a personificação da “Igreja em Saída”, tendo em vista que é um dos párocos mais novos que já atuaram no Santuário da Rainha da Amazônia.

Desde que chegou à Basílica Santuário de Nazaré, em 12 de agosto de 2019, Padre Cavalcante conseguiu integrar e fortalecer os grupos jovens que compõem a paróquia.

Entrou no Seminário Mãe da Divina Providência em 2007. Três anos depois, realizou seu noviciado no ano de 2010 no Distrito Federal-Brasília, assim como a 1ª Profissão, no ano de 2011. Em 2016, Francisco Cavalcante fez sua profissão solene, na cidade de Milão, e seu Diaconato em Roma. Sua primeira destinação, ainda como diácono, foi ao Seminário Mãe da Divina Providência. confiaram-lhe a missão de ser: Animador Vocacional da Província Norte dos CRSP, apoiar a comunidade formadora na direção e administração da casa e coordenar a nível provincial a Juventude Zaccariana.

Em 2017, recebeu a ordenação sacerdotal pela Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo (CRSP), em uma cerimônia realizada no município paraense de São Miguel do Guamá.

Logo após a ordenação, Padre Cavalcante foi eleito Reitor do Seminário Mãe da Divina Providência, celeiro da vocação Barnabita no Pará. No mesmo ano, acumulou o cargo juntamente com a função de Consultor e Chanceler Provincial.

Francisco Maria Cavalcante Júnior é natural de Capitão Poço, município da região nordeste do Pará. Filho de Francisco Cavalcante de Albuquerque e Maria Alcimarina de Albuquerque é o penúltimo de sete irmãos.