Mês da Bíblia: como fazer um bom estudo bíblico?

Setembro é tradicionalmente conhecido como o “Mês da Bíblia” em alusão a festa de São Jerônimo, celebrada dia 30. Ele foi o responsável por revisar a tradução latina da Sagrada Escritura e seu trabalho é referência, até hoje, nas traduções bíblicas.

“Desconhecer a Escritura é como desconhecer Jesus Cristo e renunciar a anunciá-lo”, diz esse trecho de um dos Documentos Apostólicos. Então, ao celebrar esse mês, Deus e a igreja nos convidam a conhecer mais intimamente a Palavra. Amá-la, meditar nela e tentar colocá-la em prática são tarefas necessárias para que se viva uma vida sob a plena graça do Senhor.

Para realizar um estudo bíblico de qualidade não basta apenas folhear as páginas. Primeiro, defina um horário, local e tempo para que os afazeres do dia a dia não atrapalhem. Depois, faça um plano de acordo com o seu objetivo, ou seja, determine se você quer fazer a leitura completa ou saber sobre um tema específico.

Uma dica muito importante é intercalar livros longos e curtos para, dessa forma, não cansar a mente com facilidade ou desanimar. Por último, mas primordial, é preciso se preparar espiritualmente. Ore e peça que o Espírito Santo lhe faça entender o que está sendo lido para que você tire as melhores lições.

Texto: Jacques Menezes – Ascom Basílica Santuário de Nazaré

Com informações: Canção Nova e Doxa Box

Foto: Ascom Basílica Santuário de Nazaré

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA