Acessibilidade: Intérpretes de Libras participam das celebrações na Basílica de Nazaré

Pensando na acessibilidade e inclusão dos fiéis portadores de deficiência auditiva, os Padres Barnabitas contam com o voluntariado de intérpretes de libras durante as transmissões da Santa Missa das 18h. A ação ocorrerá durante o período da quadra nazarena.

Existem, no Brasil, mais de dez milhões de pessoas surdas, o que corresponde a, aproximadamente, 5% da população brasileira. Esses números mostram não apenas a importância do serviço como meio de inclusão, mas também acolhimento espiritual, pois todo o povo de Deus merece ter acesso à Sagrada Escritura e às diversas demonstrações do amor mariano.

Os tradutores e intérpretes que prestam o serviço, no Santuário de Nazaré, integram o instituto Filipe Smaldone e revezam-se em uma escala semanal.

História:
A Congregação das Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações foi fundada em 1885, na Itália, por São Filippo Smaldone. O Padre Filippo Smaldone dedicou sua vida à educação dos surdos na Itália e fundou a Congregação das Irmãs para que continuassem no tempo e no espaço a sua Missão a serviço da pessoa surda. A Congregação sentiu necessidade de expandir a missão do ÉFETA, que significa –“Abre-te! ” (Imediatamente abriram-se os ouvidos e a língua se lhe desprendeu) e com esta filosofia, a Missão se expandiu para as várias partes do mundo.

Texto: Jacques Menezes e Yêda Sousa – Ascom Basílica Santuário de Nazaré

Foto: Jacques Menezes – Ascom Basílica Santuário de Nazaré

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA