Com o objetivo de proporcionar uma maior aproximação dos fiéis para com a Mãe de Jesus, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré ficará exposta na Praça Santuário durante a quadra nazarena.

Essa realização faz parte da programação oficial do Círio, e é um momento especial para todos aqueles que desejam ter um encontro mais pessoal com a Virgem de Nazaré, fazer suas orações ou agradecer por uma graça alcançada. Para isso, basta ir até o altar da Praça Santuário, as visitações podem ser feitas diariamente, até o dia 26 deste mês, das 5h às 19h.

Sobre a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré

Em 1968, atendendo pedidos dos fieis, que alegavam ser a imagem do Colégio Gentil bastante diferente da imagem original, o então Pároco de Nazaré, Padre Giovanni Incampo, resolveu encomendar uma réplica da imagem para que fosse utilizada nas procissões e cerimônias oficiais. A tarefa, que contou com a ajuda da senhora Mizar Bonna, ficou a cargo do escultor italiano Giacomo Mussner, a quem foram enviadas diversas fotografias mostrando inclusive as medidas exatas da imagem original, mas com um pedido importante: Maria teria que ter o rosto das mulheres amazônicas e o Menino Jesus a aparência de uma criança indígena.

De acordo com Mizar Bonna, o escultor pode ter se enganado com as fotografias enviadas, fazendo com que remetesse primeiramente uma imagem esculpida com manto e com aparência das imagens desenhadas para os cartazes antigos. Como esta não foi aceita, foi doada para o município de Bragança-PA, onde passou a ser utilizada no Círio de Nazaré. A segunda imagem enviada é a que temos hoje. As cores e detalhes da pintura são praticamente as mesmas, a principal diferença está no burel (manta que cobre o Menino) que na imagem original possui detalhes em prata e na peregrina em ouro. Passou a ser utilizada a partir do Círio de 1969 e em 2019 completará 50 anos.

O escultor ainda vive em uma região montanhosa da Itália e um dos filhos herdou a profissão do pai e assumiu o estúdio de criação. A madeira na qual a imagem foi entalhada ainda existe também e resiste ao tempo.

Do costume antigo da imagem do Colégio Gentil retornar para a capela da escola após a Festa, algumas pessoas ainda pensam que ela permanece lá durante o restante do ano, mas a verdade é que ela fica na sacristia da Basílica, na Sala destinada ao Arcebispo.

A Imagem Peregrina é utilizada nas 12 romarias oficiais e mais de 500 visitas que faz a cada ano, em especial para a realização de romarias em outros estados do Brasil. Em 2003 esteve em Portugal para uma visita oficial ao Santuário da Nazareth, local que abriga a primeira imagem que retrata este título Mariano.

 

Fotos: Aline Andrade – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré