loader image
Círio 2020 contará com mais uma procissão

O Transporte dos Carros de Promessas para a CDP será a 13ª romaria da quadra nazarena

Durante a posse dos novos integrantes da Diretoria da Festa de Nazaré que coordenarão o biênio 2020/2021 da grande festa da Rainha da Amazônia, foi anunciada a mais nova romaria da quadra nazarena 2020: o Transporte dos Carros de Promessas para a Companhia de Docas do Pará (CDP). A novidade foi divulgada pelo novo coordenador geral, Albano Martins.

Com o passar dos anos o Transporte dos Carros para a CDP que acontece sempre na quarta-feira que antecede o Círio, se tornou parte da programação nazarena. Centenas de famílias participam da caminhada que, nos últimos anos, contou com trio elétrico e banda para animar os fieis com canções marianas.

Antes de serem conduzidos para a CDP, os 13 Carros de Promessas passam o dia em exposição na calçada em frente à Basílica Santuário. É mais uma oportunidade para os devotos ficarem perto de um dos símbolos da grande festa de Nossa Senhora de Nazaré.

Albano Martins, coordenador do biênio 2020/2021, comentou sobre a notícia: “A nova procissão terá a presença da Imagem Peregrina, do início ao fim do trajeto, como acontece com todas as romarias oficiais”.

A princípio, a nova romaria deverá seguir o mesmo trajeto dos últimos anos. Ao todo são percorridos quatro quilômetros, levando os 13 carros da Basílica Santuário até os galpões da CDP, iniciando pela Avenida Nazaré, passando pela Travessa 14 de Março, Rua Antônio Barreto, Avenidas Visconde de Souza Franco e Marechal Hermes até a CDP.

Participam desse transporte até a CDP os Diretores da Festa de Nazaré, a Guarda de Nazaré, SEMOB, Guarda Portuária, Polícia Militar, Guarda Municipal e Cruz Vermelha.

História – Desde 1980 o transporte dos carros que participam da Festividade de Nossa Senhora de Nazaré é realizado desta maneira. Anteriormente, estes carros eram levados para a Companhia de Docas do Pará na madrugada que antecede o Círio. O primeiro carro (dos Milagres) a ser inserido no Círio foi o que lembra o milagre acontecido em 1182 a Dom Fuas Roupinho, fidalgo português, que esteve prestes a despencar num abismo com seu cavalo, recorreu a Nossa Senhora de Nazaré e foi salvo. A ordem de inserção desse carro partiu da Rainha de Portugal, Dona Maria I, em 1805.

 

Texto: Aline Andrade
Fotos: Fabrício Coleny

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA

Share This