loader image
Como os fiéis devem se comportar ao seguir as missas de casa?

Acompanhar as celebrações eucarísticas de dentro de casa virou um desafio para os fiéis. Pe. Arnaldo Rodrigues dá orientações sobre o jejum que antecede a missa, o perigo da distração com vários aplicativos do celular ou mesmo o ambiente e a roupa: “não participar da missa de pijama, nem deitado na cama ou sentado de qualquer jeito. Estar atento para participar com dignidade. Podemos fazer tudo isso dentro da nossa casa também”.

A imprensa internacional divulgou nesta quarta-feira (8) uma entrevista com o Papa Francisco concedida ao jornalista britânico e biógrafo papal, Austen Ivereigh. Em respostas bem descritivas, o Pontífice contou como está vivendo a crise causada pelo Covid-19, lembrando novamente da importância de se reinventar dentro de casa:

Momento de adaptação para rezar em casa

Um dos grandes desafios da comunidade católica neste período, sobretudo nesta Semana Santa, é conseguir criar momentos importantes de oração em família. O Pe. Arnaldo Rodrigues, colaborador do Vatican News, alerta para a preparação que deve acontecer antes e durante as celebrações transmitidas através dos meios de comunicação, sejam eles convencionais, como a TV e o rádio, ou mesmo pelas redes sociais.

Como deve ser o nosso comportamento? O Pe. Arnaldo nos dá algumas orientações:

“É uma realidade nova em que o fiel está liberado do preceito de participar presencialmente das celebrações nas paróquias, justamente pela preservação e o combate ao coronavírus. Porém, para participar da Eucaristia por meio desses meios de comunicação ou adorações ou outros momentos de oração, é importante também ter atenção no modo de como participar. Não é porque eu estou acompanhando de casa que eu devo, simplesmente, estar de qualquer forma, mas tenho que ter uma preparação física e espiritual pra isso. Ou seja: se você vai participar às 9 da manhã de uma celebração, às 8h você já tem que começar a fazer o seu jejum, como se nós fôssemos para paróquia. Evitar também de permanecer com o telefone ou o celular próximo; evitar que outros aplicativos distraiam a sua atenção. As pessoas com quem você vive na sua casa: se nem todas forem participar, deixá-las informadas que, naquele momento, você estará concentrado. Se você está acompanhando um canal de TV, por exemplo, na hora da missa você não deve simplesmente mudar o canal.

Não participar deitado na cama ou de qualquer jeito sentado. Até porque, na paróquia, nós não fazemos isso. Lembrar que o padre, quando ele celebra a Eucaristia, as orações chegam a todos, mesmo nós não estando presencialmente na paróquia. Por isso, a importância de recordar que, naquele momento, eu também devo estar preparado fisicamente para participar daquela Eucaristia e daquele momento de oração, seja pensando na roupa que eu vou usar: não participar de pijama da celebração da missa, mas ao menos trocar de roupa para que mentalmente você perceba que naquele momento você está fazendo uma outra atividade de maior concentração. Então, estar atento para participar com mais atenção e mais dignidade. Nós podemos fazer tudo isso dentro também da nossa casa.” 

Texto: Vatican News

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA

Share This