Detalhes do Santuário: O Glória

O mês de maio é dedicado inteiramente às homenagens à Virgem Maria. Na Basílica Santuário de Nazaré, ícone de devoção mariana no estado do Pará, um dos detalhes mais preciosos e característicos, é o Glória ao qual a Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré foi entronizada .

Inaugurado em 1920, quando a Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré foi entronizada, o Glória foi confeccionado pelas habilidosas mãos do escultor italiano Antônio Bozzano, com o auxílio de seu filho, Augusto Bozzano. Produzido em mármore de Carrara de origem italiana. Pesando cerca de 15 toneladas, possui cinco metros de altura e três de largura.

Anjinhos em estilo barroco esculpidos diretamente no mármore fazem parte da peça. Dois anjos maiores, cada um pesando 870 quilos, com as asas abertas, oferecem o coração do povo fiel e coroam a Imagem da Rainha da Amazônia.

Os raios também confeccionados em mármore de Carrara compõem a peça que é cravejada por milhares de pastilhas de ouro. Juntos, esses pequenos pontos formam um grande mosaico dourado. A iluminação em contraluz, com tons de amarelo realça o dourado dos raios de ouro. A Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré está entronizada no centro, protegida por uma redoma de vidro. A ideia do conjunto foi inspirada no Glória de Bernini, localizado na Cátedra de São Pedro, em Roma.

Texto e Fotos: ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

 

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA

Share This