Dia Mundial da Fotografia: a câmera como ferramenta de evangelização

No dia 19 de agosto é comemorado o Dia Mundial da Fotografia. Sem dúvidas, uma das maiores invenções da humanidade, porque é por meio dela que conseguimos fazer importantes registros. Na forma documental, jornalística ou simplesmente no seio familiar, as fotos são capazes de eternizar momentos e nos fazer viajar sem sequer sair do lugar.

Dentre as múltiplas funções da fotografia, está, talvez, a mais importante: a evangelização. É possível evangelizar e retratar o amor de Deus e Nossa Senhora de Nazaré fazendo uso das lentes de um fotógrafo!

O Pai Celestial e a Virgem Maria se comunicam conosco de diversas formas, a imagem é uma delas. Quando um retratista faz um “click” a intenção dele é mostrar beleza em tudo, mas, ao pensar em fotografia religiosa, ele deve ir além e transmitir a beleza de Deus e da igreja para, assim, alcançar vidas.

Apesar de serem estáticas, as fotografias revelam momentos, sentimentos, história e, além de arte, se transformam em conversão e cuidado do Altíssimo para com seus filhos. A jornalista e fotógrafa Karol Coelho, que também é assessora de comunicação da Basílica Santuário de Nazaré revelou acreditar ser um dom dado por Deus e que agradece todos os dias, pois, com isso, consegue registrar as mais belas expressões de devoção à mãe D’Ele.

“Quando sou escalada para cobrir o Círio, celebrações ou eventos nas capelas das comunidades que fazem parte da Paróquia de Nazaré me concentro bastante e penso sempre nos fiéis que nos acompanham pelas redes sociais, além de pensar que o que estou fazendo é para Nossa Senhora de Nazaré”. Essa foi a resposta da Karol Coelho quando questionada sobre como é fotografar na única Basílica da Amazônia e como se prepara para isso.

A fotografia religiosa vai muito além de um simples registro e exige sensibilidade para tocar o coração dos fiéis.

Texto: Jacques Menezes – Ascom Basílica Santuário de Nazaré

Fotos: Karol Coelho – Ascom Basílica Santuário de Nazaré

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA