“Nós te adoramos, ó Cristo, e te bendizemos. Porque com a tua santa Cruz redimiste o mundo”

Os Padres Barnabitas meditaram a Via-Sacra, realizada na Basílica Santuário de Nazaré, nesta Sexta-Feira Santa (02), com o objetivo de proporcionar aos fiéis, que os acompanharam de casa, por meio das transmissões feitas no Canal do YouTube  do Santuário e da Rede Vida de Televisão, a experiência espiritual vivida por Jesus ao percorrer o caminho ao Monte Calvário enquanto carregava a Cruz, assim como a oportunidade de interiorizar em seu sofrimento.

Este caminho é formado por 14 estações que representam determinadas cenas da Paixão, cada uma corresponde a um acontecimento especial ou a maneira especial de devoção relacionada a tais representações.

São elas:

  1. Cristo é condenado à morte
    2. Jesus carrega a cruz aos ombros
    3. Jesus cai pela primeira vez
    4. Jesus encontra a sua Santíssima Mãe
    5. Simão Cirineu ajuda Jesus a carregar a cruz
    6. Verônica enxuga o rosto de Jesus
    7. Jesus cai pela segunda vez
    8. Jesus encontra as mulheres de Jerusalém
    9. Jesus cai pela terceira vez
    10. Jesus é despojado de suas vestes
    11. Jesus é pregado na cruz
    12. Jesus morre na cruz
    13. Jesus é descido da cruz
    14. Jesus é colocado no sepulcro

Ao final da celebração, o Superior da Província Norte dos Clérigos Regulares de São Paulo, Pe. José Maria Ramos das Mercês abençoou aos fiéis e encerrou dizendo: “Queridos irmãos e irmãs acompanhamos esta Via-Sacra feita pela comunidade dos Padres Barnabitas que servem nesta Basílica de Nazaré. No Brasil, servimos desde 1903. À frente deste Santuário, desde 1909. É uma das mais belas obras de Arquitetura Sacra da Amazônia. Sendo hoje Sexta-Feira Santa ofertamos a todos esta Via-Sacra da qual participamos com piedade e fervor”, ressaltou.

Texto: Yêda Sousa – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

Foto: Ícaro Farias