Há 50 anos Nossa Senhora de Nazaré recebe honras de chefe de Estado

Historicamente, a Basílica Santuário de Nazaré, celebra nesta quarta-feira (15), os 50 anos da proclamação da Lei N° 4.371, assinada em 1971, pelo governador Fernando Guilhon, que proclamou Nossa Senhora de Nazaré como Patrona do Estado do Pará. Desde então, em todas as programações oficiais realizadas na região, a padroeira é recebida com honrarias, representando a importância e magnitude desta sublime expressão de fé característica do povo paraense.

Segundo o historiador e pesquisador Marcelo Pinheiro, “é importante ressaltarmos a singularidade desta lei. Pelo o que se tem notícia, Nossa Senhora de Nazaré a única no âmbito do poder público a dispor desta prerrogativa, uma vez que este título de reconhecimento no cenário religioso é comum, através dos decretos papais e dos instrumentos legais do Vaticano. O povo consagrou e construiu essa devoção e o poder público o legitimou por meio dessa legislação.”, explicou.

PATRIMÔNIO – O Círio de Nazaré foi incluído, em 2013, na lista de Patrimônio Cultural da Humanidade, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A inclusão foi aprovada durante a Oitava Reunião Anual do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, realizada na cidade de Baku, no Azerbaijão.

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA