Nesta quinta-feira (26), a Santa Missa realizada na Basílica Santuário de Nazaré marcou a despedida do Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman, que está de partida para o município de Santarém, onde iniciará a sua nova missão sendo o primeiro Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese da região. A celebração foi presidida pelo pontífice e contou com a participação de todo o Clero que compõe a Arquidiocese de Belém.

 

“Nós perdemos, perdemos para ganhar juntamente pelo testemunho, o trabalho, a presença, a convivência dos três bispos em comunidade durante esses anos. Nosso Senhor leva Dom Irineu não para longe, mas para continuar o serviço da igreja, eu posso testemunha e faço também em nome de Dom Antônio, e faço com muita alegria, a competência e a dedicação inigualável de Dom Irineu ao serviço da Arquidiocese. Nossa Arquidiocese se orgulha em oferecer para Santarém esse novo Arcebispo, Dom Irineu Roman”. Palavras de Dom Alberto durante o anúncio de Dom Irineu como arcebispo eleito de Santarém.

Dom Irineu, atuou durante 20 anos na Arquidiocese de Belém. Servirá nesta nova missão a partir do dia 2 de fevereiro de 2020.

Histórico

Dom Irineu Roman, nasceu no dia 10 de agosto de 1958, em Vista Alegre do Prata, do Rio Grande Sul. Na cidade que nasceu foi ordenado sacerdote da Congregação de São José – Josefinos de Murialdo, em 1° de janeiro de 1990, na Paróquia São José. Exerceu o cargo de Professor, Ecônomo e Vigário Paroquial entre 1990 e 1991, além de Formação dos Seminaristas esteve no Seminário Menor em Fazendo Sousa – Caxias do Sul – RS. De 1992 a 1994 foi formador no Seminário de Vocações adultas de 2º Grau em Ana Rech. Foi também formador dos Seminaristas e Professor no Colégio Murialdo e Vigário Paroquial na Paróquia Santa Rita de Cássia em Planaltina – DF, até 1998. No ano seguinte exerceu estudos de Pós-Graduação em Missiologia em São Paulo – SP.