O poder da Música no desenvolvimento de talentos
Domingo (22), às 18h30, o coral polifônico Pe. Vitaliano M. Vari, composto pelas crianças dos projetos sociais da Basílica, apresentar-se-á na Igreja Santo Alexandre, localizada na Praça Frei Caetano Brandão, Cidade Velha. O concerto “O Natal chegou” é a primeira apresentação que o Coral faz, fora das dependências da paróquia de Nazaré.
A beleza da música tem um poder incomensurável: dentre outras coisas, eleva a alma, induz à concentração, à disciplina e estimula a memória. Somado a isso, nosso Pará é uma terra repleta de pessoas com grande potencial musical as quais, amiúde, não encontram oportunidades para desenvolver seus talentos.
Cientes disto, em agosto de 2022, implementamos aulas de canto em nossos Projetos Sociais, a primeira professora foi Tatiane Parente. Na ocasião, a OSPAN revitalizou uma sala em cada núcleo dos projetos para as aulas de música, e a elas deu-se o nome do musicista Barnabita, Pe. Vitaliano M. Vari. O sacerdote homenageado foi, por muitos anos, responsável pela regência dos corais da Basílica de Nazaré e compositor de várias canções sacras, dentre as quais se destaca a melodia da música “Virgem de Nazaré”.
Aos 17 de abril de 2023, o empresário Augusto Nogueira, proprietário da CN Produções, doou os instrumentos musicais (Corda, percussão, sopro e teclado), enriquecendo, ainda mais, as aulas de música.
Aos 13 de maio de 2024, criamos o coral “Pe. Vitaliano Maria Vari”, com o objetivo de levar para além das estruturas da Basílica o talento dos assistidos pela filantropia da OSPAN. Nesta ocasião, as aulas estavam sob a direção do professor Ramon Mateus Pinheiro Mendes.
As pessoas alcançadas por nossos projetos vivem num contexto de grande fragilidade social e são obrigadas a enfrentar carências materiais, de afeto e oportunidades. Há décadas, a Basílica tem assumido o compromisso de ajudar seus assistidos a mudar sua história, principalmente por meio dos cursos ofertados, como por exemplo, as aulas de musicalização. Desta forma, democratizando a arte, abrimos portas para que eles possam desenvolver seus talentos.
“A beleza salvará o mundo”, disse o filósofo russo Dostoiévski. A beleza da arte toca o fundo da alma e emociona o coração. A arte resgata a poesia inerente à condição humana. Neste sentido, acreditamos que a beleza da arte pode ser, na vida destes jovens, sinal de esperança, oportunidade de se reinventar e sonhar.
Agradecemos a todos os fiéis associados da ADENAZA por nos ajudarem a fazer o bem aos assistidos por nossos projetos sociais. O concerto “O Natal chegou” é uma devolutiva carregada de gratidão a Deus e a todos os que acreditam no trabalho e dedicação dos Padres Barnabitas.
Texto: Padre Francisco Cavalcante – Jornalista e Paróco de Nazaré