Somos convidados a celebrar o nascimento do Salvador. A Igreja celebra com a solenidade do Natal a manifestação do Verbo de Deus aos homens. Sendo assim, tudo neste dia só tem sentido se apontar para o grande aniversariante deste dia: o Menino Deus! Presépios, árvores, enfeites, banquetes e os presentes natalícios representam os presentes que os Reis Magos levaram até Jesus, mas não são estes símbolos a essência do Natal.

O real significado do Natal refere-se a festejar a chegada do Salvador. A encarnação de Cristo marca a participação direta dos homens na vida divina. A restauração do homem mediante o nascimento espiritual de Jesus nas almas é o tema sugerido pela devoção e pela piedade cristãs que, além das comoventes tradições natalinas florescidas às margens da liturgia, convidam a meditar anualmente sobre o mistério da nossa salvação em Cristo Senhor.

“Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Lucas 19:10). O importante, o essencial, é que Cristo realmente nasça em nossos corações de uma maneira nova, renovadora, e que a partir daí, possamos sempre caminhar na sua luz solidária deste Deus Único e Verdadeiro, que nos quer também solidários uns com os outros!

Os Padres Barnabitas desejam a todos um Feliz Natal e que o nascimento do Menino Jesus represente a renovação do amor de Cristo em suas vidas diante a celebração de um Natal.

Com informações: Canção nova e Paulus