loader image
Padre José Adelson Ramos foi reeleito como Superior Provincial Norte

Foi anunciada nesta quinta-feira (26) a reeleição do Padre Barnabita José Adelson Ramos das Mercês como Superior Provincial Norte. O sacerdote atuará nesta missão durante os anos de 2018,2019 e 2020 e ficará responsável pelas províncias dos estados do Pará, Ceará e Distrito Federal (Brasília). O comunicado foi feito pelo atual Superior Geral da Congregação dos Clérigos Regulares de São Paulo, Padre Francisco Silva, durante o encerramento da 137ª edição do Capítulo Geral dos Padres Barnabitas.

História

Nascido no dia 13 de Janeiro de 1959, em São João dos Pirabas, cidade do Nordeste do Pará, José Adelson Ramos das Mercês é o mais novo de sete irmãos, com os quais teve pouca convivência enquanto criança, pois os mais velhos se mudaram para a capital paraense para estudar. Aos sete anos de idade veio para Belém com sua família estudar e juntar-se aos irmãos.

A família era católica, mas não praticante, apesar da mãe, que era professora, ser catequista. Foi ela quem o ensinou a ouvir e seguir os ensinamentos de Deus e a importância de participar da vida da Igreja. Assim, o sacerdote afirma que teve sua base religiosa em casa, mas só foi experimentar a prática próximo de seus 15 anos quando entrou para o grupo Movimento da Juventude Nazarena (Mojuvena), da Paróquia de Nazaré, em Belém.

Missão

A caminhada Missionária começou mesmo em 1977, aos 16 anos, quando ele e mais quatro jovens foram convidados pelo então coordenador do Mojuvena para inaugurar uma casa vocacional na Paróquia de Nazaré. Cursou Filosofia em Belém e em São Paulo. Em seguida estudou Teologia em Roma, onde passou cinco anos, como outros padres da sua província. Cursou Mestrado em Teologia Dogmática, que trata a respeito da fé sobre a doutrina revelada e definida pela Igreja.

Foi ordenado padre no dia 25 de Agosto de 1990, na Basílica Santuário, pelo Arcebispo de Belém à época, o saudoso Dom Alberto Ramos.

Atuou como pároco de Nazaré já no início de sua caminhada como sacerdote, de 1991 a 1999, após, permanecendo como vigário paroquial. Empenhou-se profundamente nas ações que visavam a elevação da Basílica de Nazaré à condição de Santuário Mariano da Arquidiocese de Belém, título recebido do Vaticano em 2006, nomeado como reitor desde então, permanecendo até fevereiro de 2015.

A Basílica Santuário é o primeiro templo a receber esta classificação na região Norte do Brasil, em especial na Amazônia, o que deixa os paraenses, como Padre José Ramos, cheios de orgulho e satisfação.

Desejamos que Nossa Senhora de Nazaré continue intercedendo pela missão desse sacerdote!

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA

Share This