loader image
Paróquia de Nazaré recebeu novos Coroinhas!
A Paróquia recebeu com grande alegria os novos coroinhas!
A cerimônia de apresentação aconteceu neste sábado (11) na Basílica Santuário de Nazaré, e marcou também a renovação dos votos para o serviço no altar de 70 jovens. A celebração foi presidida pelo Padre Francisco Saraiva que, durante a homilia, destacou a importância de conduzir as crianças e jovens nos caminhos que levam ao céu: “Louvo a Deus pela vida destas crianças mas também louvo pela vida de todos os pais que diariamente conduzem seus filhos no caminho do bem, que Nossa Senhora de Nazaré interceda sempre por cada um destes que hoje dão e renovam o seu sim.” Foram seis meses de preparação espiritual intensa. Os novos integrantes que possuem entre seis e 16 anos de idade atuarão na Basílica Santuário e nas sete comunidades da Paróquia de Nazaré.

O que é o Coroinha?

Menino ou menina, que nas igrejas exerce o papel de acólito nas funções litúrgicas. O Acólito é instituído para servir ao altar e auxiliar o sacerdote e o Diácono. O coroinha ajuda a missa, ele não é apenas um enfeite. Ele tem uma função importante que é a desempenhar um ministério, um serviço importante.

O que se exige de um Coroinha?

Ao chegar a igreja, o coroinha deve dirigir-se à capela do Santíssimo Sacramento, ou ao altar em que o sacrário contempla Jesus sacramentado. Aí deve fazer uma genuflexão e permanecer em oração por alguns instantes, numa conversa com Jesus Cristo. Só então ele deverá dirigir-se à sacristia, para iniciar as atividades da celebração.

Do coroinha exige-se piedade, postura, respeito para com os ministérios, respeito para com o sacerdote, e atenção para com os fiéis da assembléia, respeito para com o templo, (pois é um lugar sagrado).

Juntos os coroinhas formam um grupo muito importante, no qual poderão encontrar união, compreensão confiança e estima, coisas de que tanto precisam. O Pároco deverá, dentro do possível, acompanhar cada um deles em sua realidade pessoal, ajudando-os no que for possível. Ser coroinha exige responsabilidade, e devem assumir todos juntos, e cada um em particular, com amor, este serviço a Cristo e sua Igreja.

Texto e fotos: Aline Andrade – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré (com informações de cleofas.com.br)

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA

Share This