loader image
Pe. Deogratias Maria Muderhwa

Padre Deogratias Cirhakarhula Muderhwa, nasceu dia 01/05/1978 em Kamakombe, localizado a BUKAVU na República Democrática do Congo. Filho de Joseph Muderhwa e Maria M’Mugaruka.  Recebeu o chamado ainda muito novo, desde então alimentou o desejo pela vida sacerdotal.Foi convidado por um amigo a conhecer o grupo vocacional e acompanhado por um diretor espiritual, fez o discernimento do chamado à vida consagrada. Ingressou no Seminário em 20 de setembro de 2009 a Cyangugu – RWANDA para iniciar a Filosofia. No dia 05/08/2004, iniciou o Noviciado na mesma comunidade religiosa (Noviciado Santo Antônio Maria ZACCARIA) de Cyangugu – RWANDA. Ele fez os primeiros votos religiosos no dia 06/08/2005 na capela do Noviciado.

Em outubro do mesmo ano, iniciou os estudos de Teologia no Studentado Santo Alexandre SAULI de Limete – KINSHASA na REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO.  No penúltimo ano da formação teológica, ele fez uma experiência Pastoral (estágio) no Colégio São Paulo localizado a Mbobero / BUKAVU – REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO. Depois deste ano, voltou ao studentado para concluir o curso.    

Tendo-o concluído em 2010, no ano seguinte, em fevereiro de 2011, ele foi continuar a formação em ROMA preparando – se à profissão solene. No dia 06/08/2011, ele pronunciou os votos solenes a CYANGUNGU onde havia feito a primeira profissão. No dia 11/09/2011, o religioso foi ordenado Diácono a CIHERANO na Arquidiocese de BUKAVU. Depois de servir como diácono na Paróquia São Paulo e no colégio São Paulo (endereço acima indicado), ele recebeu a Ordenação Presbiteral dia 26/08/2012 na Paróquia Mãe da Divina Providência localizada a Birava / BUKAVU – REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO. Depois da Ordenação, ele foi destinado à missão na Argentina. Antes de viajar para terra da missão, o Superior Geral, o Padre Francisco Silva mudou a destinação enviando-o no Brasil.

O religioso chegou ao Brasil em 08 de março de 2013. Atuou no Seminário em Benevides, Paróquia em Capitão Poço e noviciado em Brasília. Desde fevereiro de 2017 exerce o sacerdócio na Basílica Santuário de Nazaré.

 

 

 

 

 

 

 

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA