Projeto Mesa Brasil: Oficina de manipulação e reaproveitamento de alimentos

 

Na tarde desta sexta-feira (22), as cozinheiras das instituições mantidas pelas Obras Sociais da Basílica de Nazaré, participaram de uma oficina de Manipulação e Reaproveitamento de Alimentos, na Casa de Plácido. O curso foi oferecido pelo Projeto Mesa Brasil do Sesc, em parceria com o Núcleo de Projetos Sociais da OSPAN, que tem como objetivo o não desperdício de alimentos.

O momento contou com a presença das cozinheiras das Unidades do Pronaza: Unidade Nazaré, Unidade São Rafael, Unidade Sorena e Unidade Casulo, que aprenderam algumas receitas para evitar o desperdício, como o suco com a casca do maracujá e o bolo de maçã com casca.

O evento deu inicio com uma roda de conversa sobre a higienização correta dos alimentos, e após a palestra, os alunos do curso de Biomedicina da Esamaz, fizeram coleta de exame de hepatite A e B, para assim realizarem a oficina culinária voltada para o aproveitamento integral de alimentos, com o auxilio dos alunos do curso de Nutrição da Faculdade.

Para Leonardo Carvalho, nutricionista do Programa Mesa Brasil, a oficina além de trazer novos conhecimentos sobre manipulação e higienização de alimentos, reforça o domínio que a pessoa já tem sobre o assunto. “Na palestra podemos tirar dúvidas, para que os manipuladores de alimentos pudessem estar evoluindo cada vez mais. E na oficina culinária, elas puderam aprender na pratica, a importância do aproveitamento integral dos alimentos, e não desperdiçar as cascas, os talos, as parte que normalmente as pessoas acham que não são comestíveis” contou ele.

Texto e Fotos: Bárbara Matoso – Ascom Basílica Santuário de Nazaré

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA