Tempo de penitência e oração mais intensa, a Quarta-Feira de Cinzas é o momento em que o povo cristão é convidado a fazer penitência assim como Jesus fez durante os quarenta dias em que passou no deserto. As cinzas bentas colocadas sobre as cabeças dos fiéis fazem lembrar que somos pó e ao pó da terra voltaremos (cf. Gn 3, 19), para que nosso corpo seja refeito por Deus de maneira gloriosa, para não mais perecer.

         Rito de imposição das Cinzas durante celebração, em 2019

Confira os horários das Santas Missas realizadas na Basílica Santuário de Nazaré, neste dia 17 de fevereiro:

7h (Transmitida pelo Facebook, YouTube e TV Nazaré)

8h30 (Transmitida pelo Facebook e YouTube)

12h (Transmitida pelo Facebook e YouTube)

18h (Transmitida pelo Facebook, YouTube e TV Nazaré)

Todas as celebrações serão transmitidas pelo Facebook e YouTube da Basílica Santuário de Nazaré.

Santa Missa nas Comunidades da Paróquia de Nazaré: 

Santo Antônio Maria Zaccaria

19h

Endereço: Rua Boaventura da Silva Nº 1796 – Umarizal

Sagrado Coração de Jesus 

19h

Endereço: Rua dos Caripunas, nº 2200

Todas as celebrações são presenciais. Para o bem-estar e saúde dos fiéis, é necessário seguir as recomendações dos protocolos de segurança em prevenção ao COVID-19.

Mudanças no Rito de Imposição das Cinzas 

Diante os cuidados para com a saúde e segurança dos fiéis, em função da pandemia, os Padres Barnabitas seguirão as orientações do Santo Papa durante o rito de imposição das Cinzas.

“Feita a oração de bênção das cinzas e depois de as ter aspergido com água benta sem dizer nada – precisa a nota -, o sacerdote, voltado para os presentes, diz uma só vez para todos a fórmula que se encontra no Missal Romano: ‘Convertei-vos e acreditai no Evangelho’, ou ‘Lembra-te que és pó da terra e à terra voltarás’.”

Depois, prossegue a nota, “o sacerdote lava as mãos, coloca a máscara protegendo o nariz e aboca, e impõe as cinzas a todos os presentes que se aproximam dele, ou, se for mais conveniente, aproxima-se ele do lugar daqueles que estão de pé. O sacerdote pega nas cinzas e deixa-as cair sobre a cabeça de cada um, sem dizer nada”.

Fotos: Karol Coelho – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

Texto: Yêda Sousa – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré / com informações Vatican News