loader image
Recírio acontece nesta segunda-feira (28)

A última procissão da programação será a despedida da 227ª edição do Círio de Nazaré

O Círio sem dúvida é o ápice da fé do povo paraense, a cidade inteira se prepara para viver os dias de festividade em que a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré é homenageada em diversas romarias, caminhadas, missas e encontros. Na próxima segunda-feira (28) será o momento de despedida com a realização da última procissão da quadra nazarena 2019: o Recírio.

A programação começa a partir das 5h30 com o retorno da Imagem Original ao Glória, a cerimônia é repleta de momentos de emoção. Logo em seguida, todo o clero segue em procissão até a Praça Santuário, onde a partir das 6h terá inicio a Missa do Recírio. A celebração será presidida por José Luís Azcona Hermoso, Bispo Emérito do Marajó – PA.

Com o término da missa, a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré será conduzida em um andor, ao redor da Praça Santuário. Serão 700 metros de procissão, sendo este trajeto o menor das romarias oficiais. A procissão seguirá pela Passagem Dom Alberto, contornando a Praça Santuário, seguindo pela Tv. Generalíssimo Deodoro, Av. Nazaré e Magalhães Barata até chegar à Capela do Colégio Gentil Bittencourt. São esperadas cerca de 50 mil pessoas, de acordo com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos no Pará (Dieese-PA).

História – A primeira procissão do Recírio remonta à metade do século XIX, mais precisamente o ano de 1859. Antigamente, o Recírio era feito no domingo à tarde com a volta da Imagem para a Capela do Palácio do Governo, fato relatado em 1859. Já conhecido como “Último Ato da Festividade Nazarena”, ao chegar na Praça em frente ao Palácio, a procissão era encerrada com uma missa e com o disparo de fogos de artifício. Atualmente, após a procissão, a imagem permanece na capela do colégio e depois segue para a Basílica Santuário, onde permanece durante o ano.

 

Texto: Aline Andrade
Fotos: Aline Andrade e Fabrício Coleny

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA

Share This