Reflexão Quaresmal – Quarta-feira 09/03

Quarta-feira, 1ª semana da Quaresma

Lc 11, 29-32 – A importância da Boa Nova

Esta perícope é mais um desenvolvimento do lema da Quaresma: “Convertei-vos diante da pregação do Evangelho”. Isto, porque devemos crescer no conhecimento de Jesus Cristo. A indignação de Jesus justifica-se porque a pregação é o sinal que deve ser reconhecido, sem esperar outro sinal. Ele é o Messias, enviado para anunciar a Boa Nova. Vem com os sinais messiânicos. Qual sinal esperam ainda os judeus?

Em Mt 12,32-42, ao v.40, vemos, todavia,  anunciada a morada de Jonas no ventre do monstro marinho, como sinal extremo que Jesus Misericordioso concede aos seus compatriotas. No dia de Pentecostes, vemos, de fato, que a geração má se converte diante da pregação de Pedro, que anuncia o Ressuscitado.

Jesus, porém, vai além, e se declara Sabedoria divina. As suas palavras têm o “espírito sem medida” (Jo 3,34; 6,68). Quem recusa a sua doutrina se torna objeto da ira divina, porque ele é “Eflúvio do poder de Deus, emanação puríssima da Glória do onipotente, imagem da sua bondade” (Sb 7,25.26); “Princípio da criação de Deus” (Pv 8,22).

Texto: Padre Ferdinando Maria Capra

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA