Reflexão Quaresmal – Quinta-feira 10/03

Quinta-feira, 1ª semana da Quaresma

Mt 7,7-12 – As coisas boas que devemos pedir

Entendemos que Jesus, ao nos exortar a “pedir” e a “bater na porta”, está se referindo aos valores do Reino que lembramos na oração do “Pai Nosso”, por ele mesmo ditada aos discípulos (Mt 6,9-13).

O versículo final do evangelho de hoje, que, no que lhe concerne, está relacionado a Lv 19,18, texto que lemos na segunda-feira desta primeira semana da Quaresma, define qual será o caminho que devemos percorrer para que o Espírito possa agir em nós: amar o próximo como a nós mesmos. Trata-se de uma atitude de amor construída em nós, segundo todas as implicações ditadas pela primeira carta de São João, que desde o início apresenta a pessoa de Jesus como modelo. Devemos “andar como ele andou” (1Jo 2,6).

Quando unimos os dois compromissos: 1º) Nutrirmo-nos da Palavra de Deus, que deve ser o “Pão nosso de cada dia”; e 2º) Amarmos os irmãos, estamos realizando o programa da Quaresma, sintetizado na oração inicial do 1º Domingo da Quaresma: “Crescer no conhecimento de Jesus Cristo para correspondermos ao seu amor com uma vida santa”.

Texto: Padre Ferdinando Maria Capra

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA