Segundo domingo do Advento: preparai o caminho do Senhor!

A liturgia do período do advento convida o cristão a realizar uma reflexão diferente proposta pelas leituras de cada domingo que antecede o natal. É uma preparação que se é proposta para que assim, depois da espera, se possa vivenciar verdadeiramente o Natal.

No segundo domingo do advento, a liturgia fala em “preparar o caminho para a vinda do Salvador”. Com essas palavras todos são aconselhados a corrigir as formas de receber Cristo no mundo, para isso é necessário a conversão do coração e perdoar ao próximo, pois o amor de Jesus irá ser espalhado e multiplicado.

A primeira leitura expressa que após toda a luta, dor e sofrimento, o senhor guiará a humanidade com alegria, à luz de sua glória, manifestando a misericórdia e a justiça que dele procedem. Deus mostrará o esplendor e irá revestir paz de justiça e glória da piedade.

A segunda leitura mostra como o cristão deve ser puro e sem defeito para o dia de Cristo. Orar pelas pessoas com alegria, semear o evangelho e fazer boas obras. Deus irá derramar amor sobre todos e colher os frutos da justiça que vem por meio do altíssimo.

O evangelho do advento é favorável para ouvir as pregações de São João Batista que era a voz qual anunciava a chegada do Salvador: “preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas. Todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão rebaixadas; as passagens tortuosas ficarão retas e os caminhos acidentados serão aplainados. E todas as pessoas verão a salvação de Deus”.

Também neste dia, a segunda vela da coroa do advento foi acesa, mais um passo foi dado para a iluminação do mundo que é o nascimento de Cristo.