Semana de formação aos colaboradores dos novos Projetos Sociais Nazarenos

Os colaboradores passaram por um processo de readequação por conta da nova missão

Com o objetivo de capacitar os colaboradores que trabalharão com os novos projetos sociais mantidos pela Basílica Santuário, o Núcleo de Projetos Sociais da Paróquia de Nazaré (NUPS), realizou uma semana de formação profissional com palestras e momentos de partilha de conhecimento, de 04 a 08 de janeiro.

Este primeiro momento foi focado nas orientações a estes profissionais que agora lidarão com crianças e adolescentes, de idades inicialmente de 07 a 12 anos. Para que pudessem ter um melhor exemplo de dia a dia dessa nova missão, uma equipe do projeto social São Rafael, fundado em 2000, participou integralmente das palestras, para compartilhar experiência e sugerir ações voltadas para o contexto social das duas unidades.

O evento aconteceu na Unidade Sorena e contou com convidados: Gláucia Rocha, educadora social do Jardim das Oliveiras; Val Silva e Carlena Costa, coordenadoras da Unidade São Rafael; Paulo Monteiro e Tânia Assis, educadores da Unidade São Rafael; Harisson Lopes, educador social do Lar Fabio de Cristo e também com a participação da Equipe do NUPS. O momento também contou com a presença do Pároco de Nazaré, Padre Francisco Maria Cavalcante e também com o gerente administrativo da Basílica Santuário, Gilcélio Freitas. Com esse novo formato de assistencialismo, os Padres Barnabitas e o setor administrativo estarão ainda mais presentes, identificando as necessidades daquela realidade comunitária.

Nesse ano de 2021, somente a unidade Sorena iniciará o atendimento, após a finalização da readequação do espaço. A previsão de início das atividades da Unidade Casulo é para 2022.

Conheça os Projetos Sociais Nazarenos:

Os projetos sociais mantidos pela Basílica Santuário de Nazaré são de suma importância não só para as crianças e adolescentes assistidos, mas também para as famílias inseridas na realidade de cada comunidade. É um plano, um esforço solidário que tem como objetivo melhorar alguns aspectos de uma sociedade, proporcionando cidadania, consciência social e assistência espiritual para todos que por ele são acolhidos.

Seguindo as orientações do Papa Francisco na exortação apostólica Evangelii Gaudium, na qual pede por uma Igreja em Saída, os Padres Barnabitas pensaram no bem estar e necessidades da população que reside no entorno das comunidades nas quais as Creches Casulo e Sorena funcionavam e com o objetivo de melhorar o atendimento da população em geral, as creches estão passando por um processo de transição para projetos sociais e com isso proporcionar cultura, lazer e evangelização para todos.

Por meio de um projeto social, as crianças e adolescentes recebem um vasto conteúdo planejado pelos educadores, tais como: esporte, teatro, dança, literatura infantil e também atividades musicais; além de disponibilizar atendimento psicológico, odontológico e assistência social. Tudo realizado por profissionais qualificados, dispostos a atendê-los voluntariamente.

Para os familiares e demais pessoas que vivem nas comunidades próximas, os projetos proporcionam cursos profissionalizantes e oficinas em prol da qualificação e inserção no mercado de trabalho.

Ao todo, o Santuário da Rainha da Amazônia presta assistência a quatro unidades sociais, sendo elas:

  • São Rafael
  • Sorena
  • Casulo
  • Nazaré

 

Fotos e texto: Karol Coelho – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA