loader image
Servidores do Altar da Arquidiocese de Belém celebram festa em honra a São Tarcísio

Nessa quarta-feira (15) foi celebrada uma missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém Dom Alberto Taveira Corrêa e co-presidida pelo Bispo Auxiliar Dom Antônio Ribeiro, em honra a São Tarcísio – patrono dos coroinhas, acólitos e cerimoniários.

Servidores do Altar durante a Santa Missa na Basílica Santuário de Nazaré

Cerca de 150 servidores do altar que pertencem a Arquidiocese de Belém estiveram presentes na Basílica Santuário de Nazaré após a procissão com a imagem de seu padroeiro e ouviram atentos a homilia do Arcebispo que, alegremente, ressaltou a importância dos que servem durante a Santa Missa, além de falar para que todos eles fiquem atentos ao chamado de Deus ao vocacionado.

Dom Alberto Taveira Corrêa – Arcebispo Metropolitano de Belém

Hoje também foi comemorado o aniversário sacerdotal de Dom Alberto Taveira Corrêa. Há 45 anos atrás o prelado iniciava sua caminhada dedicada a evangelização e serviço aos irmãos.

 

São Tarcísio, padroeiro dos Servidores do Altar

Sobre o santo:

Acólito do papa Xisto II, aos 12 anos de idade São Tarcísio era coroinha na igreja, servindo ao Santo Padre.  O papa Xisto II queria levar o Pão sagrado a mais um grupo de mártires que esperavam a execução, mas não sabia como. Foi quando Tarcísio pediu ao santo papa que o deixasse tentar, pois não entregaria as hóstias a nenhum pagão. Ele tinha doze anos de idade. Comovido, o papa Xisto II abençoou-o e deu-lhe uma caixinha de prata com as hóstias. Mas Tarcísio não conseguiu chegar à cadeia. No caminho, foi identificado e, como se recusou a dizer e entregar o que portava, foi abatido e apedrejado até morrer. Depois de morto, foi revistado e nada acharam do sacramento de Cristo. Seu corpo foi recolhido por um soldado, simpatizante dos cristãos, que o levou às catacumbas, onde foi sepultado.

Leia mais: http://franciscanos.org.br/?p=59454

 

Texto: Karol Coelho – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

Fotos: Andreia Teixeira e Karol Coelho – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA

Share This