É Círio outra vez! Inicia 226ª edição da Festa da Rainha da Amazônia

É Círio outra vez! Nesta terça-feira (09), após uma Santa Missa realizada na Basílica Santuário de Nazaré, o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, ao lado do Reitor da Basílica Santuário, Padre Barnabita Luiz Carlos Nunes Gonçalves, e o Diretor Coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), deu início oficialmente à Festa da Rainha da Amazônia. Os fiéis anseiam pela chegada do grande dia e a expectativa é que a casa da padroeira dos paraenses receba centenas de devotos imersos pelo sentimento de devoção e fé em Nossa Senhora.

Durante a homilia, o arcebispo explicou acerca do significado do sentimento de alegria e nos convidou a refletir sobre a importância de fazer diferença na vida do próximo. “Deus não nos fez para a raiva ou qualquer tipo de revolta, pois isso não concerta o mundo. A alegria é o nascimento do Salvador e vem quando a alma está em paz, acontece quando acolhemos a ação e o amor de Deus em nossa existência. Você é motivo de alegria para os outros? O seu comportamento é semeador de angustia, ciúme ou inveja? Se por ventura isso aconteceu, você não é causa de alegria na vida do outro”, explicou. O sacerdote completou dizendo que Maria é um exemplo de fé mesmo em momentos desafiadores. “A Virgem foi totalmente aberta ao olhar de Deus. Os sentimentos de alegria e dor podem andar juntos, mas apenas quem é capaz de doar-se inteiramente sente a alegria profunda de superar todas as dores”, terminou com palavras que demonstram união e amor.

Após a celebração o clero, integrantes da Diretoria da Festa e representantes do Governo do Estado, da Prefeitura de Belém, Patrocinadores e Apoiadores oficiais do Círio aguardaram em frente ao Santuário da Rainha da Amazônia, o momento em que as luzes dos arcos e da fachada da Basílica se acenderam. Logo após, o sacerdote, declarou oficialmente a aberta a festividade do Círio 2018. “Nossa Senhora nos conduz pelas mãos para nos aproximarmos de Jesus. Todos que a conhecem são conduzidos pela Virgem Maria à Jesus seu filho, por isso, hoje estamos todos aqui às portas da Igreja e é com muita alegria e muita honra que declaro aberto o Círio de Nazaré 2018, “Uma Jovem Chamada Maria””.

Para o Diretor Coordenador da DFN, Claudio Acatauassú que está a frente da coordenação pelo primeiro ano, este é um momento de emoção.” Hoje é o start. É o começar de tudo. A partir de agora a programação é intensa e só termina no recírio. A emoção é mais uma vez servir à Nossa Senhora. É nosso 16º ano de serviço na Diretoria e com a experiência da equipe ficamos tranquilos, porque é um grupo unido e coeso. Com as bençãos de Nossa Senhora nada dará errado”, disse.

O Reitor do Santuário, Padre Barnabita Luiz Carlos Nunes espera ansioso por mais uma edição da Festa. “A expectativa é que seja mais um Círio repleto de bênçãos e graças. E se diz que um Círio é sempre mais bonito que o outro e eu tenho certeza que isso vai acontecer. É a vontade Deus”, explicou.

A  DFN realizou, também, na Casa de Plácido um jantar em comemoração a 226ª  edição do Círio de Nazaré.

Texto: Yêda Sousa

Foto: Karol Coelho

Ascom Basílica Santuário de Nazaré