Traslado dos Carros de Promessas para a CDP levou 3 mil fiéis às ruas de Belém

Na noite desta última quarta-feira (10), aconteceu o tradicional traslado dos carros 13 de promessas para o galpão da Companhia Docas do Pará (CDP). Saindo da Praça Santuário, às 21h, o percurso seguiu pela Travessa 14 de Março, Rua Antônio Barreto, Av. Doca de Souza Franco e Marechal Hermes até a CDP.

A procissão tem crescido levou às ruas de Belém, aproximadamente 3mil fiéis, dentre crianças, jovens, famílias e amigos que saem de suas casas para louvar e agradecer à Virgem de Nazaré durante os 4km de percurso.

Na chegada a CDP, os fiéis foram recebidos pela Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré e pelos Bispos Auxiliares de Belém, Dom Irineu Roman e Dom Antônio de Assis, e Reitor da Basílica Santuário de Nazaré, Padre Barnabita Luiz Carlos Nunes Gonçalves.

Participam desse transporte até a CDP os Diretores da Festa de Nazaré, a Guarda de Nazaré, SEMOB, Guarda Portuária, Polícia Militar e alguns promesseiros.

História – Desde 1980 o transporte dos carros que participam da Festividade de Nossa Senhora de Nazaré é realizado desta maneira. Anteriormente, estes carros eram levados para a CDP na madrugada que antecede o Círio. O primeiro carro (dos Milagres) a ser inserido no Círio foi o que lembra o milagre acontecido em 1182 a Dom Fuas Roupinho, fidalgo português, que esteve prestes a despencar num abismo com seu cavalo, recorreu a Nossa Senhora de Nazaré e foi salvo. A ordem de inserção desse carro partiu da Rainha de Portugal, Dona Maria I, em 1805.

 

Texto e Foto: Yêda Sousa – Ascom Basílica Santuário de Nazaré