Visite o Memória de Nazaré

Um dos espaços que mais demonstram a devoção e o amor à Nossa Senhora de Nazaré espera por você!

Com um acervo especial de objetos que retratam a história da maior manifestação de fé católica do mundo, o espaço Memória de Nazaré faz parte do complexo da Basílica Santuário e esta diariamente de portas abertas para receber turistas e devotos que desejam conhecer um pouco mais sobre a grande devoção do povo paraense.

Peças confeccionadas em talas de açaizeiro pelo artista Danilo Ferreira retratam                            alguns dos principais ícones do Círio de Nazaré

O local abriga centenas de objetos carregados de histórias. São inúmeras graças alcançadas pela intercessão da Virgem de Nazaré e como forma de agradecimento no segundo domingo de outubro os fieis conduzem esses objetos durante a procissão. E possível encontrar de tudo, réplicas em pequena escala de casas, barcos, lojas etc. Cada objeto traz consigo gratidão e fé.

Casas em miriti simbolizam graças alcançadas

Tradicionalmente na segunda-feira após o Círio a equipe de monitores que atua no espaço Memória de Nazaré faz uma triagem de todos os objetos que foram entregues na Basílica Santuário e também nos carros de promessas durante o trajeto da grande procissão. Cuidadosamente os monitores selecionam os em melhor conservação e integram ao acervo do museu.

Peças doadas por artistas plásticos também compões o acervo

O Memória de Nazaré também conta com quadros pintados por presos que estão em regime semi-aberto e doaram suas peças para exposição permanente no local. Como também mantos oficiais que já foram usados nas procissões da Festa de Nazaré.

Além do grande acervo de peças relacionadas ao Círio, o espaço dispõe de monitores, em sua maioria estudantes de turismo, ciências da religião e história que explicam o significado dos ícones da festa da Rainha da Amazônia como a corda, a berlinda, entre outros.

Equipe de monitores sempre dispostos a atender

Visite o Memória de Nazaré! O espaço é localizado no estacionamento da Basílica Santuário e funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e de 14h as 18h. Aos sábados das 9h às 13h. Grupos podem agendar visitas guiadas pela Basílica Santuário e pelo Memória de Nazaré pelo telefone (91) 40098429 e pelo email pasturbasilicadenazare@gmail.com

 

Texto e fotos: Aline Andrade – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré