Guarda de Nazaré promoverá mostra fotográfica em comemoração aos 45 de fundação do grupo

Em novembro deste ano, a Guarda de Nossa Senhora de Nazaré, fundada em 1974, que é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Pará, e considerada a maior guarda católica do mundo vai completar 45 anos. Uma programação especial está sendo preparada para o 2º semestre de 2019.

Como forma de iniciar as comemorações, a Guarda de Nazaré vai lançar a exposição itinerante “Guarda de Nazaré 45 anos de amor e fé”. Na mostra fotográfica será possível observar registros dos mais diversos trabalhos religiosos e pastorais desenvolvidos pela Guarda de Nazaré, desde os mais conhecidos e divulgados que compreendem os serviços prestados em prol da Festa da Rainha da Amazônia, e ao Santuário de Nazaré, até aqueles com menor destaque midiático, mas de igual importância, como a Campanha de Doação de Sangue, por exemplo.

As fotos são de autoria da Assessoria de Comunicação da Guarda de Nazaré, que além de fotografias de integrantes do grupo, conta com doações dos Apoios Oficiais desta assessoria, como a fotógrafa paulista Soraya Montanheiro, que apresenta seu trabalho documental de pesquisa e registro da Guarda de Nazaré, e também do repórter fotográfico paraense Salim Wariss. As imagens dessa mostra são inéditas, e levam o público a conhecer o trabalho da Guarda de Nazaré, dos preparativos para receber os promesseiros e atuar no Círio, e igualmente da logística necessária para levar a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré dos rios da
Amazônia até as maiores cidades do país.

A fotógrafa, ao registrar o Círio de Nazaré em 2013, conheceu o trabalho voluntário desta pastoral. Desde então, acompanhou a Guarda de Nazaré por diversos lugares como a região do Baixo Amazonas, Rio de Janeiro e Maranhão, o que rendeu o lançamento do livro “Guarda o Círio de Nazaré” em São Paulo, com eventos no Rio de Janeiro e Belém no ano de 2018, o primeiro dedicado a esta instituição. A exposição conta com 77 fotos, e terá início na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, na capital paraense.

Em setembro, será exibida em shoppings, e no mês seguinte poderá ser encontrada na Estação das Docas, local de grande fluxo de
turistas e moradores.

Divulgar o trabalho destes 2000 homens voluntários é dar reconhecimento à dedicação diária e voluntária de cada um, que hoje em dia ultrapassa o âmbito religioso e integra cada vez mais o serviço em prol do próximo, em especial do mais necessitado. Com seus 45 anos de história, a Guarda de Nazaré cresceu muito e ganha cada vez mais reconhecimento da Igreja e do Brasil.
É tudo feito por amor e honra à Rainha da Amazônia, Nossa Senhora de Nazaré.