Círio 2019: 227ª edição da Festividade Nazaré foi oficialmente aberta nesta terça-feira (08)

Nesta terça-feira (08), foi aberta oficialmente a 227ª edição do Círio de Nazaré que tem como tema “Maria, Mãe da Igreja”. A programação teve início com uma Santa Missa na Basílica Santuário de Nazaré presidida pelo Arcebispo Militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães. A celebração contou ainda com a presença dos Padres Barnabitas que atuam na Basílica Santuário: Padre Francisco Maria Cavalcante, Padre Rosinei Maria Souza e Padre Luiz Carlos Maria Gonçalves.

Durante a homilia, Dom Fernando destacou a importância de Maria para o povo, em especial, o paraense: “Maria demostra união, fé acima de tudo fraternidade principalmente nesses dias. Que estejamos unidos vivendo com amor essa grande festa”.

Logo após a celebração, representantes da Diretoria da Festa (DFN), Governo do Estado e Prefeitura de Belém, reuniram-se em frente à Basílica Santuário para a inauguração da iluminação especial para o Círio 2019, ao som da Banda da Guarda Municipal de Belém.

O Reitor da Basílica Santuário e Presidente da DFN, Padre Luiz Carlos, comentou sobre a expectativa para a realização de mais um Círio: “Começamos agora, depois de um ano de preparação, o Círio 2019. Tudo que realizamos, como comunidade cristã, nos deixou melhor preparados para este tempo especial de amor. Que a Virgem Maria, Mãe da Igreja, abençoe todos os seus filhos e filhas, que, como Ele disseram sim ao chamado do Senhor”.

Premiação

A noite foi encerrada com um jantar na Casa de Plácido, momento em que foram premiados os três primeiros colocados da 25ª edição do Concurso de Redação do Círio. Este ano, o primeiro lugar foi do aluno Rodrigo Almeida, do Colégio Santa Catarina de Sena. O segundo lugar foi de Eliana Castro, do Centro de Ensino Reino Encantado – CEEP Maguari, e o terceiro, de Carlos Eduardo Guimarães, Grupo Educacional Ideal. Tanto os alunos quanto seus respectivos professores receberam prêmios.

Em seguida, as instituições e empresas patrocinadoras do Círio 2019 foram homenageadas, como diplomas de reconhecimento e broches exclusivos, pela contribuição para a realização da Festividade.

 

O Círio de Nazaré é uma realização dos Padres Barnabitas, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa, Arquidiocese de Belém e Prefeitura de Belém.

 

Texto: Aline Andrade
Fotos: Aline Andrade, Karol Coelho e Yêda Sousa
ASCOM Basílica Santuário de Nazaré