Círio 2019: Carros de Promessas já estão expostos na Basílica de Nazaré

Como parte da programação da quadra nazarena, os 13 Carros de Promessas que participam do Círio estão em exposição na calçada em frente à Basílica Santuário de Nazaré. Os carros foram retirados da Estação por integrantes da Diretoria de Procissões e Guarda de Nazaré. Eles permanecem em frente à Basílica até a hora de serem transportados para o galpão da CDP, as 21h.

Fazem parte do Círio o Carro de Plácido, Barca dos Escoteiros, Barca Nova, quatro Carros dos Anjos, Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos, Carro Dom Fuas e Carro da Sagrada Família.

História – Desde 1980 o transporte dos carros que participam da Festividade de Nossa Senhora de Nazaré é realizado desta maneira. Anteriormente, estes carros eram levados para a CDP na madrugada que antecede o Círio. O primeiro carro (dos Milagres) a ser inserido no Círio foi o que lembra o milagre acontecido em 1182 a Dom Fuas Roupinho, fidalgo português, que esteve prestes a despencar num abismo com seu cavalo, recorreu a Nossa Senhora de Nazaré e foi salvo. A ordem de inserção desse carro partiu da Rainha de Portugal, Dona Maria I, em 1805.

 

Texto e fotos: Aline Andrade – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré