Círio 2019: Decoração da Berlinda nas principais procissões será composta por flores regionais

Decorar a berlinda que transporta a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré é um trabalho que exige dedicação, sensibilidade e técnica.  Para as principais procissões da festividade em honra Cía padroeira dos paraenses, a Diretoria da Festa de Nazaré, escolheu o decorador Paulo Morelli, como responsável pela ornamentação da berlinda que sairá na Trasladação e no Círio.

A concepção do projeto ocorreu a partir do tema “Maria, Mãe da Igreja”. Para sanar a expectativa do povo que anseia o ano inteiro para ver a passagem da Imagem da Virgem de Nazaré, o decorador adiantou que serão utilizados dois tipos de flores na decoração.  As “orquídeas de Nazaré”, extraídas da própria região, darão um toque especial na ornamentação da berlinda. A outra será revelada, apenas, minutos antes do início das procissões.

Segundo o decorador, a pesquisa para a elaboração deste projeto acontece meses antes da grande festa da Rainha da Amazônia.  “À convite do casal coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré, o trabalho é realizado, sempre com a supervisão do Arcebispo Metropolitano de Belém”, explicou.

Há cada trabalho realizado à Mãe de Nazaré, Paulo Morelli busca a renovação.  “Sou um inquieto na arte floral e sempre busco novas tecnologias, modernidade e aprimoramento e desenvolvimento da arte floreal no mundo, isso sem sombra de dúvidas sobre hidratação e manejo das flores”, disse.

Lista de decoradores 2019:

Paulo Morelli:

Traslado para Ananindeua, Berlinda da Trasladação e Círio, segunda e última troca do Altar da Basílica e Andor do Recírio.

Simone Cosme:

Navio Garnier Sampaio (Romaria Fluvial), Colégio Gentil (missa da trasladação), Catedral, Romaria dos Ciclistas e Juventude e Capela do Colégio Gentil para o Recírio.

Marilza Ramos: Terço da Alvorada e manutenção da Praça Santuário.

Fátima Petrola:

Abertura e Encerramento do Círio na Casa de Plácido, Praça Santuário  e primeira decoração do Altar da Basílica para a quinzena da festa.

Fábio Ítalo:

Primeira troca do altar da Basílica.

Vando Nascimento:

Romaria Rodoviária, Escadinha, Procissão da Festa e Romaria das crianças.

Maria Torres:

Romaria dos Corredores.

 

Texto e Fotos: Yêda Sousa – Ascom Basílica Santuário de Nazaré