Círio 2019: Moto Romaria presta mais uma homenagem à Virgem de Nazaré

Em percurso de quase três quilômetros, motociclistas levam a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré desde a Escadinha até o Colégio Gentil Bittencourt

Desde 1990, a chegada da Romaria Fluvial na Escadinha do Cais do Porto marca o início da Moto Romaria, manifestação criada a partir de iniciativa da Federação Paraense de Motociclismo. E foi assim, no último sábado, 12, por volta de 11h30 da manhã, quando os motociclistas deram a largada para suas homenagens a Nossa Senhora de Nazaré.

A Moto Romaria deste ano contou com a participação de clubes de motociclistas do Pará e de outros estados que se integraram a esse momento de fé e devoção, fazendo um percurso de 2,6 km pelas avenidas Presidente Vargas e Nazaré, escoltando a Imagem Peregrina desde a Escadinha do Cais do Porto, na Estação das Docas, até o Colégio Gentil Bittencourt, onde a imagem ficou abrigada, aguardando a saída para a Trasladação à noite.

DEVOÇÃO

O ronco dos motores e o forte cheiro de combustível tomou conta das ruas, onde milhares de devotos integraram o cortejo com suas motos decoradas com flores, palha, miriti, entre outros artigos regionais, e muitos carregavam pequenas imagens de Nossa Senhora de Nazaré. As motos diversificavam-se desde as superpotentes até as mais humildes, mas todos os condutores se empenharam em celebrar mais uma romaria e demonstrar sua fé inabalável em Nossa Senhora de Nazaré, sempre agradecendo por sua intercessão nos momentos mais difíceis.

Além das motos, a procissão também contou com a participação de um grande público, que assistiu a passagem do cortejo nas calçadas e janelas de prédios localizados no trajeto.

Texto: Emiliana Costa

Fotos: Karol Coelho – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré