Guarda de Nazaré celebra 45 anos de fundação

A maior guarda católica do mundo foi criada pelo Padre Barnabita Giovanni Incampo 

No dia 08 de novembro, ano de 1974, nascia por inspiração divina a maior guarda católica voluntária do mundo: A Guarda de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém no Pará.

Conheça a história da Guarda de Nazaré:

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré é a maior manifestação religiosa Mariana do mundo, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN, e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, à Ciência e à Cultura, a UNESCO. É impossível lembrar deste evento e tudo que ele agrega sem falar da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré.

Oficializada em 1974, é a maior guarda católica do mundo, e atualmente conta com 2000 integrantes, todos do sexo masculino e voluntários. A Guarda de Nazaré durante o ano inteiro atua na Basílica Santuário de Nazaré e nas Comunidades da Paróquia em procissões, missas, e demais eventos religiosos e sociais. Participa também, quando requisitada, em atividades da Igreja de Belém e de outras cidades do Pará.

Devido a sua importância social e religiosa, a Guarda de Nazaré é reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Pará; com a Medalha de Honra pela Prefeitura de Belém; pela Arquidiocese de Belém como parte indispensável da festa do Círio, e pela Santa Sé, o Vaticano, nos pontificados de Bento XVI e do Papa Francisco como “símbolo de amor e devoção Mariana”.

Em 2018, a Guarda de Nazaré teve a oportunidade de participar de uma Audiência Papal com a presença de Sua Santidade, o Papa Francisco, entregando pessoalmente um pedaço da corda do Círio de Nazaré, uniforme oficial e livro. No mesmo ano, integrantes da Guarda de Nazaré visitaram o Santuário de Aparecida, e tiveram a honra de tocar na Imagem Peregrina da Padroeira do Brasil, a mesma que três Papas, um deles Santo, São João Paulo II, tiveram a graça de segurar.

Durante o ano inteiro, a Guarda de Nazaré acompanha a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré por onde Ela vai, seja no ar, rios, mares ou terra, em Belém e outros locais. São centenas os lugares e cidades que recebem a visita, como a Ilha do Marajó e Santarém no Pará, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Manaus, Pernambuco e muitos outros, bem como fora do Brasil, nas cidades de Lisboa e Nazaré, em Portugal.

O serviço pastoral e social não é deixado de lado, pois o grupo promove campanhas de doação de sangue e alimentos, prevenção de doenças, agendamento de consultas médicas e ações sociais para a comunidade em geral e seus integrantes, bem como atividades na Páscoa e Natal, por exemplo.

Com 45 anos de história, a Guarda de Nossa Senhora de Nazaré cresceu muito, e ganha cada vez mais reconhecimento na Igreja e no Brasil.
É uma dedicação diária e voluntária, feita por amor e honra à Rainha da Amazônia, Nossa Senhora de Nazaré.

 

Texto: Gabriel Buenaño – Guarda de Nazaré