Nascido em janeiro de 1959, na cidade de São João de Pirabas, José Adelson Ramos das Mercês é o mais novo dos irmãos. Aos sete anos de idade foi para Belém com a sua família para estudar. De família católica, conheceu os ensinamentos da Igreja com sua mãe que era professora, e aos quinze anos ele ingressou no primeiro movimento da Juventude Nazarena, o Mojuvena da Paróquia de Nazaré.

A caminhada missionária começou em 1977, aos 16 anos, quando ele e mais quatro jovens foram convidados pelo Padre Mário Pozolli, coordenador e diretor espiritual do Movimento, para inaugurar uma Casa Vocacional na Paróquia de Nazaré, na qual, ele ingressou em maio do mesmo ano.  Em janeiro de 1979, José Ramos, com mais 12 companheiros, começou o noviciado na cidade de Bragança, tendo por mestre o Padre Giovanni Incampo.

Em 18 de fevereiro de 1980, aos 21 anos, professou os votos simples e sete anos depois, em novembro de 87, os votos perpétuos, e em julho do ano seguinte, recebeu o Diaconato – tudo em Roma.

Foi ordenado padre no dia 25 de agosto de 1989, na Basílica Santuário de Nazaré, pelas mãos do venerando Dom Alberto Gaudêncio Ramos. Padre Ramos diplomara-se em Filosofia Pura pelo Mosteiro de São Bento, em São Paulo; obtivera o Bacharelado em Sagrada Teologia pela Pontifícia Urbaniana, e o Mestrado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana – ambas em Roma.

Desde cedo atuou como Pároco de Nazaré no período de 1991 a 1998. Assumiu a Reitoria do Seminário Mãe da Divina Providência entre 1999 a 2006 e foi o primeiro Reitor da Basílica Santuário de 2006 a 2014, desenvolvendo um trabalho evangelizador com fé, amor e muita dedicação. Padre Ramos, foi o responsável por importantes feitos que contribuíram para o crescimento da Casa da Rainha da Amazônia.

Durante 26 anos atuou como professor de Teologia do Instituto de Formação Presbiterial da CNBB, que cedeu lugar à atual  Faculdade Católica de Belém. Em março de 2015 foi evangelizar em outras localidades: Bragança, município tão familiar à missão dos Padres Barnabitas. No mês de agosto do ano seguinte, foi nomeado Superior da Província Norte dos Clérigos Regulares de São Paulo; atualmente é também Administrador das Obras Sociais da Paróquia de Nazaré, onde nesta nova fase, não parou nunca com o seu dinamismo empreendedor.