Orações para serem rezadas diante do Santíssimo Sacramento

Adoração preliminar

Prostrado diante da tua divina Majestade, ó Santíssimo Sacramento, nosso Senhor Jesus, nós te adoramos unidos em espírito a Santo Antônio Maria Zaccaria, “Anjo e Apóstolo da Divina Eucaristia” cujo os sagrados ossos tu dispuseste que repousasse à sombra do santo altar, esse já testemunha de suas lágrimas e de seu fervor. Nós te adoramos, suplicando-Te a nos conceder aquelas graças que, pelas virtudes e pelos méritos do nosso Santo, estamos a pedir-Te.

 

1ª ORAÇÃO

Por aquela vivíssima piedade da qual Santo Antônio Maria Zaccaria, desde os mais tenros anos se consumia de santo ardor diante dos Teus Tabernáculos, de tal forma que sua piíssima mãe e quantos lhe observavam ficavam maravilhados, suplicamos-te, Senhor Jesus, a graça de conservar sempre em Tua Divina Presença um devoto e profundo recolhimento para sermos de santa edificação para todos. Amém.

 

2ª ORAÇÃO

Com aquele ardentíssimo fervor com que Santo Antônio Maria Zaccaria celebrou sua primeira Missa, fez-lhe merecer que descessem do céu um grupo de Anjos para contemplá-lo e assisti-lo. Suplicamos-Te, Senhor Jesus, que infundas também em nós uma fervorosa devoção a este augusto Sacrifício que incessantemente renova a obra da nossa redenção, para que, dessa forma, possamos abundantemente participar largamente de seus tesouros.  Amém.

 

3ª ORAÇÃO

Pela ardentíssima caridade que levava Santo Antônio Maria Zaccaria a acender no coração de todos a chama do Divino Coração, a todos recomendava com muito ardor a comunhão frequente, prescrevendo como prática cotidiana às suas caras Filhas, as religiosas Angélicas; por isso, suplicamos-Te, Senhor Jesus, que infundas em nossos corações um profundo e grande amor para Contigo, feito Pão para alimento de nossa alma. Que consideremos infeliz e perdido aquele dia em que não nos aproximemos da Santa Eucaristia. Amém.

 

4ª ORAÇÃO

Por aquele zelo fervoroso que inspirou Santo Antônio Maria Zaccaria a convidar o povo ao solene culto de amor e reparação à Divina Eucaristia com a exposição do SS. Sacramento nas quarenta horas de adoração; por isso Te pedimos, que abrases também a nós. Imploramos-Te Senhor Jesus, outorga-nos uma consciência pura e plena confiança, desde o alto do Teu Trono de Amor, onde nos esperas para nos cumular de graças. Amém.

 

5ª ORAÇÃO

Por aquela calma admirável de espírito com a qual Santo Antônio Maria Zaccaria consumou seus breves anos de vida, a sua caminhada rumo à perfeição, esperava o Santíssimo Viático para dar-Lhe seu último beijo de amor para, depois, deleitar-se contemplando a Tua face, recebendo seu prêmio e sua coroa no céu. Por isso, concedei-nos, pedimos-Te de todo coração, ó Senhor Jesus, que seja também para nós, nesta última hora da nossa vida, nosso alimento espiritual, nosso supremo conforto e o seguro penhor de uma eternidade bem-aventurada.

Amém.

“Aproxima-te, caríssimo, porque não existe nada que o possa santificar mais, pois aí está o Santos dos Santos”

Santo Antônio Maria Zaccaria (20325)

 

ORAÇÃO PARA REZAR

Diante da relíquia ou da imagem do santo

1ª ORAÇÃO

Ó verdadeiro prodígio de piedade cristã, Santo Antônio Maria Zaccaria, que ainda muito jovem era já exímio em devoção fervorosa a Jesus e a Maria, pelo austero espírito de mortificação, pela afetuosíssima caridade para com os pobres amiúde cobertos com tuas vestes. Por isso, pedimos-Te aquele espírito de verdadeira devoção e de sólida piedade que nos faz tão agradáveis a Deus e edificar ao nosso próximo.

 

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai…

Santo Antônio Maria Zaccaria, rogai por nós.

 

2ª ORAÇÃO

Ó esplendida luz de ardente caridade, Santo Antônio Maria Zaccaria, que em Cremona primeiro foste médico piedoso dos corpos, depois sacerdote e salvador das almas, assim te fizeste tudo para todos fazendo de tua Casa o refúgio de cada pessoa necessitada, ato que te fez merecer o  glorioso título de “Pai da pátria”; por isso,  obtém-nos a graça de experimentar aqueles generosos impulsos de verdadeira caridade cristã, os quais façam-nos sempre mais nos abandonar em cada espécie de benefício em prol do próximo.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai…

Santo Antônio Maria Zaccaria, rogai por nós.

 

3ª ORAÇÃO

Firme Coluna do templo de Deus, Santo Antônio Maria Zaccaria, que em tempos de relaxamento e de erros foste suscitado por Deus para ser o reformador dos costumes e precursor do grande S. Carlos, faz com que nos sintamos chamados àquela plena e estável emenda de nossos costumes, e que não sejamos filhos ingratos do glorioso S. Carlos e Teu.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai…

Santo Antônio Maria Zaccaria, rogai por nós.

 

4ª ORAÇÃO

Ó estupendo exemplar das belas virtudes, Santo Antônio Maria Zaccaria, que foste assim tão humilde ao recusar também governar a ordem Religiosa por Ti fundada, igualmente com paciência e paz, inclusive com tanta alegria, suportaste as mais sombrias calúnias e as mais atrozes perseguições. Foste tão ardente no zelo de correr pelas vias públicas levando o Crucifixo, com o desejo de salvar as pessoas. Por isso, suplicamos-Te que nos ajudes a que mereçamos nos inspirar, também, em fortes propósitos de obras virtuosas e santas.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai…

Santo Antônio Maria Zaccaria, rogai por nós.

 

5ª ORAÇÃO

Ó digno discípulo de São Paulo Apóstolo, Santo Antônio Maria Zaccaria, que perfeitamente imitaste seu sublime exemplo. Foste como Ele, todo chama de amor por Jesus Crucificado. Desse modo Ele era sempre por teus lábios anunciado, sempre presente nos teus escritos e no teu coração: e também para fazer recordar a todos o Crucificado, instituíste a bela prática de lembrar publicamente, com toque do sino, a agonia de Jesus, todas as sextas-feiras do ano. Suplicando-Te, faz com que nós, também, levemos sempre o crucificado esculpido na mente e no coração.

Pai Nosso, Ave Maria Glória ao Pai…

Santo Antônio Maria Zaccaria, rogai por nós.

 

6ª ORAÇÃO

Ó Serafim terrestre, Santo Antônio Maria Zaccaria, que todo abrasado de amor por Jesus no Santíssimo Sacramento, muito Te empenhaste para acender a sacra chama no coração de todos e, assaz, propagaste o culto solene das santas “Quarenta Horas de Adoração Eucarística”, proezas que te fizeram ser merecidamente chamado de “Apóstolo da Eucaristia”. Portanto, ajuda-nos a acender em nosso coração tão grande amor à Divina Eucaristia e a colocar nela todas as delícias de nosso pobre coração.

 

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai…

Santo Antônio Maria Zaccaria, rogai por nós.

 

7ª ORAÇÃO

Ó lírio de singular beleza, Santo Antônio Maria Zaccaria, que pela tua pureza foste proclamado pelo povo “Anjo em carne, Homem Angelical”, que por isso tiveste sempre muita força para expulsar das almas e dos corpos os demônios impuros. Bendiz-nos com uma bênção de pureza e amor para que se preserve das contaminações e dos vícios a pobre juventude amiúde tão enfraquecida. Bendiz-nos com uma bênção que reafirme hoje a religião e o pudor na família, muitas vezes, atacada. Bendiz-nos, enfim, com uma bênção que nos torne merecedores de ser contigo bem-aventurados na Pátria dos Santos, assim seja!

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai…

Santo Antônio Maria Zaccaria, rogai por nós.

 

“Que todas as coisas foram dadas como caminho para chegar a Deus”

Santo Antônio Maria Zaccaria(20622)

 

TRÍDUO A SANTO ANTONIO MARIA ZACCARIA

Para obter qualquer graça

1ª ORAÇÃO

Piedosíssimo Deus, Criador e Conservador do mundo, Senhor da vida e da morte de todos os homens, escuta nossa humilde e confidente oração. Pela intercessão de Santo Antônio Maria Zaccaria, digna-Te a nos libertar prontamente de cada mal espiritual e temporal.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai…

 

2ª ORAÇÃO

Amorosíssimo Deus, autor da paz e de toda consolação, escuta as nossas devotas súplicas e compraze-Te, por intercessão de Santo Antônio Maria Zaccaria, consolar-nos benignamente em nossas angústias e nossas dores.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai…

 

3ª ORAÇÃO

Generosíssimo Deus, doador de todo bem e Dispensador de todas as graças, acolhe propício nossos fervorosos pedidos e, pela intercessão de Santo Antônio Maria Zaccaria, defende-nos de toda ameaça e perigo e ajude-nos no momento oportuno em todas as nossas necessidades (faz-se aqui o pedido da graça que se deseja alcançar).

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai…

“Muitos caíram nas profundezas, pelo fato de não desejarem este grau de perfeição com humildade, ao mesmo tempo que desprezavam os outros, porque não andavam por este caminho. Por isso, é preciso incluir a prática da verdadeira humildade para fortalecer toda perfeição”

Santo Antônio Maria Zaccaria (31246)

 

Novena em honra a SANTO ANTÔNIO MARIA ZACCARIA

1ª ORAÇÃO

Fiel Servo de Deus, que sempre aceso de viva fé te esforçaste para despertá-la e nutri-la nos outros com teus santos discursos: faz que nós, crendo firmemente nas verdades reveladas, busquemos nos assegurar com as boas obras o fundamento da eterna saúde.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

 

2ª ORAÇÃO

Generoso Santo Antônio Maria Zaccaria, que desde tua infância, renunciaste às riquezas e aos confortos da vida, depositaste em Deus toda a tua confiança, fazei com que nós, desprezando os bens da terra, confiemos unicamente no Senhor, que é o único que pode nos fazer felizes plenamente e eternamente.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai…

 

3ª ORAÇÃO

Serafim de amor, que morto a todos os afetos terrenos, consagrou-se totalmente para amar a Deus e a promover a Sua Glória, obtém também a nós que, amando o Sumo bem com todo o coração, com toda a mente, com todas as forças, possamos alcançar a coroa dos bem-aventurados no céu.

Pai Nosso, Ave Maria Glória ao Pai…

 

4ª ORAÇÃO

Tu, que cheio de caridade para com o próximo carente, gastaste toda a tua vida em obra de cristã misericórdia: faz com que também nós, movidos pela compaixão das misérias dos outros, providenciemos-lhes ajuda, segundo as nossas forças, para merecermos ser convidados por Jesus Cristo no último dia a possuirmos a recompensa dos misericordiosos.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

 

5ª ORAÇÃO

Tu, que viveste casto no pensamento, nos afetos, nas palavras e nas obras, mereceste ser honrado com o título de “Homem Angélico”, ajuda-nos a obter do Senhor o triunfo sobre as paixões rebeldes e a pureza dos nossos costumes.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai…

 

6ª ORAÇÃO

Tu, Santo Antônio Maria Zaccaria, que em toda a tua vida foste zeloso em submeter a tua vontade à vontade dos outros, santificando com os méritos da obediência também nas pequenas ações, ajuda-nos a obter de Deus o dom de uma perfeita submissão à Sua lei e às ordens dos nossos Superiores, de modo que nos tornemos como Jesus Cristo, o qual foi obediente até a morte e morte de cruz.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai…

 

7ª ORAÇÃO

Tu sempre consideraste a santa humildade como a mais preciosa de todas as virtudes e fundamento de toda obra boa; assim sendo, digna-Te em impetrá-la também em nós, de maneira que nos tornemos como crianças diante de Deus, rendendo-nos dignos de entrar no reino do céu.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai….

 

8ª ORAÇÃO

Ó herói invencível, que paciente nas angústias se auto titulava como “sol merecedor de tribulações”, e em meio às calúnias e às perseguições, hás-te alegrado em sofrer por Jesus Cristo, obtém-nos a graça de suportar com resignação as provações e as tentações da vida presente; assim que, através da paciência, alcancemos o descanso e a vida eterna.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai…

 

9ª ORAÇÃO

Ó Piedoso Santo Antônio Maria Zaccaria, que no exercício da oração encontraste sabedoria para bem conduzir os mais árduos projetos, força para superar as tentações, paz para sofrer as adversidades, perseverança para promover a saúde dos outros. Intercede por nós para que nossas orações sejam alimento mais agradável de nossa alma e meio potente para conseguir todas as demais graças, especialmente a maior de todas: a perseverança final.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai…

Todos querem, cada vez mais, alcançar o fim; o fim da sua vontade é o BEM e, por isso, você o deseja totalmente e não só um pouquinho”

Santo Antônio Maria Zaccaria (20622)

 

Benção do Santíssimo Sacramento

(Todos se ajoelham para receber a Bênção)

Tão Sublime Sacramento adoremos neste altar.

Pois o Antigo Testamento deu ao Novo seu Lugar.

Venha a fé, por suplemento, os sentidos completar

 

Ao Eterno Pai cantemos e a Jesus o Salvador

Ao Espírito exaltemos, na Trindade eterno Amor.

Ao Deus uno e trino demos a alegria do Louvor.

Amém

V.: – Do céu lhes destes o Pão.

R.:Que contém todo sabor.

 

Oremos: – Deus, que neste admirável sacramento, nos deixastes o Memorial de vossa Paixão, concedei-nos tal veneração pelos sagrados mistérios do vosso Corpo e Sangue, que experimentemos sempre em nós a sua eficácia redentora. Vós que viveis e reinais com o Pai e o Espírito Santo.

R.:Amém

Segue-se a Benção do Santíssimo Sacramento.

Após a Bênção, todos rezam:

 

Louvores ao Santíssimo Sacramento

Bendito seja Deus.

Bendito seja seu Santo Nome.

Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem.

Bendito seja o Nome de Jesus.

Bendito seja o seu Sacratíssimo Coração.

Bendito seja o seu Preciosíssimo Sangue.

Bendito seja Jesus no Santíssimo Sacramento do Altar.

Bendito seja o Divino Espírito Santo Paráclito.

Bendita seja a grande Mãe de Deus, Maria Santíssima.

Bendita seja sua Santa Imaculada Conceição.

Bendita seja o Nome de Maria, Virgem e Mãe.

Bendito seja São José, seu Castíssimo Esposo.

Bendito seja Deus, nos seus Anjos e nos seus Santos.

 

Oração pela Igreja e pela Pátria

Deus E Senhor nosso,

Protegei a vossa Igreja, dai-lhes santos pastores e dignos ministros. Derramai as vossas bênçãos sobre o nosso Santo Padre, O Papa (dizer o nome), sobre o nosso Arcebispo (dizer o nome), sobre os nossos párocos e sobre todo o clero; sobre os chefes da Nação e do Estado, e sobre todas as pessoas constituídas em dignidade, para que governem com justiça. Daí ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa. Favorecei com os efeitos contínuos de vossa bondade o Brasil, esta Arquidiocese, as nossas paróquias, a cada um de nós em particular e a todas pessoas por quem somos convidados a orar, ou que se recomendaram às nossas orações. Tende misericórdia das almas dos fiéis que padecem no Purgatório: dai-lhes,

Senhor, o descanso e a Vida Eterna.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai…