Padres Barnabitas: administrando com amor a Paróquia de Nazaré!

Desde que assumiu a Paróquia de Nazaré, em 1º de janeiro de 1905, a Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo trabalha sempre visando a manutenção da Basílica Santuário e propagação da devoção a Nossa Senhora de Nazaré, que, com o empenho e a dedicação dos Padres Barnabitas, se tornou a maior manifestação de fé mariana do mundo.

Criada oficialmente em 11 de outubro de 1861 a Paróquia de Nazaré era administrada pelo Clero Diocesano.  O primeiro Pároco Barnabita foi Pe. Francisco Richard que tomou posse em 1º de janeiro de 1905.

De lá pra cá muita coisa mudou. A área paroquial que antes compreendia entre os bairros Cremação, Matinha (atual Fátima), São Brás e boa parte da Pedreira, passou por diversas reconfigurações de acordo com a necessidade da Arquidiocese de Belém e hoje tem em sua área de atuação Comunidades localizadas nos seguintes bairros: Cremação, São Brás, Umarizal e Nazaré.

Desde que aqui chegaram os Barnabitas doaram sua vida em prol da evangelização na Amazônia, estes que assumiram tamanha responsabilidade de administrar a Paróquia de Nazaré tomaram pra si também o sonho da construção da Basílica, desejo que com a falta de condições daquela época se tornou possível graças a dedicação dos sacerdotes e a intercessão da Virgem de Nazaré, juntamente com o amor e devoção do povo paraense. Além das centenas de doações que atravessam os mares e assim construíram esta pérola da Amazônia: A Basílica de Nazaré.

Grande em graça e extensão, a Paróquia de Nazaré conta hoje com sete comunidades, localizadas aos arredores da Basílica Santuário.

Sempre operantes, os Padres Barnabitas oferecem inúmeros serviços à população através dos mais de 20 setores entre Pastorais, Movimentos e Ministérios que são atuantes graças aos leigos que generosa e voluntariamente servem a grande e extensa família nazarena, incluindo os milhares de peregrinos, romeiros e devotos que visitam e compartilham o espaço sagrado da Basílica e da Paróquia. Conheça:

 

Pastorais

Ministérios Movimentos Serviços
Pastoral Catequética

Pastoral da Saúde

 

Pastoral da Pessoa Idosa

 

Pastoral da Criança

 

Pastoral do Dízimo

 

Pastoral Familiar

 

Pastoral da Juventude

 

Pastoral Litúrgica

 

Pastoral do Turismo

 

Pastoral da Acolhida

 

Ministros Extraordinários da Comunhão

 

Grupo Ácolitos Serafim Maria Ghigni

 

Ministério de Música Adorar Jesus

 

Coro Angelorum

Apostolado da Oração

 

Caminho Neocatecumenal

 

Legião de Maria

 

Divina Misericórdia

 

Renovação Carismática Católica

 

Terço dos Homens

 

Guarda de Nazaré

 

Guarda Mirim de Nazaré

Grupo de Mães que Oram pelos Filhos

 

Belém, A Casa do Pão

 

Confraria de Nossa Senhora de Nazaré

 

Confraria de São José

 

Consagra-te

 

Grupo de Escoteiros

 

Igreja de Belém em Missão

 

Padrinhos e Madrinhas das Vocações Barnabitas

 

Além destes serviços a Paróquia de Nazaré também mantém duas creches e um projeto social, localizados em bairro periféricos, que oferecem educação de qualidade a mais de 500 crianças e jovens:

Considerada uma das mais expressivas das 90 paróquias que integram hoje a Arquidiocese de Belém, a Paróquia de Nazaré vive pela intercessão da Virgem Santíssima e também pela doação de centenas de milhares de devotos espalhados pelo mundo, que partilham junto com os Padres Barnabitas e o povo paraense, do amor à Basílica de Nazaré.