O grupo foi oficialmente fundado no dia 08 de fevereiro de 2015, porém antes da presente data seus membros já construíam e vivenciavam o carisma desde 18 de novembro de 2005.

Este possui como princípios basilares a evangelização da juventude e dos moradores de rua, o espírito de fraternidade, comunhão, unidade, solidariedade; e o conhecimento, a vivência e a propagação do Carisma da Divina Misericórdia. Tendo assim por Carisma do Grupo experimentar, viver e testemunhar a Divina Misericórdia de Jesus, por Este transmitida à Santa Faustina Kowalska, em uma vida de adoração, oração, celebração eucarística, ação de graças, evangelização e serviço.

O Sementes da Misericórdia é constituído por ministérios e realiza missões de cunho evangelizador buscando difundir o carisma da Misericórdia, a jovens e as suas famílias, tal como dar a conhecer a verdadeira Alegria de ser jovem. Todos os sábados, às 19h, o grupo se encontra no Centro Social, em um momento de Louvor, oração, pregação e partilhas sobre o Evangelho, conduzidos pelos próprios membros ou por sacerdotes, religiosos ou outras pessoas convidadas. Com o principal intuito de levar a todos, em especial dar a conhecer para a juventude, o amor de Jesus Misericordioso. O Sementes da Misericórdia é adorador eucarístico por excelência e, como tal, realiza adoração comunitária, uma vez por mês, geralmente na primeira sexta-feira do mês. O Sementes da Misericórdia também possui o Evangelho e Pão, projeto que leva ao irmão de Rua, o alimento físico e espiritual, buscando encontrar o Cristo nos irmãos menos favorecidos e ali servi-Lo e amá-Lo. Anualmente, realiza encontros internos para os membros do grupo como espiritualidades e retiro; e encontro abertos como o Retiro Ágape, a Espiritualidade Tenho Sede e o Simpósio Fé e Razão. Sob a luz da Misericórdia Divina, conduzidos pelas mãos da Mãe da Divina Providência e auxiliados pela Intercessão de Regina Pinho, o Sementes da Misericórdia, busca germinar no lado aberto de Jesus Cristo, pelo Sangue e Água que de seu coração jorra, ser fecundo aos olhos do Pai e lançar as Sementes da doce Misericórdia sobre todos os corações que se dispuserem serem solos férteis para a palavra de Deus e optarem vivenciar a Alegria da Juventude, junto a Santa Mãe Igreja Católica Apostólica Romana.