Francisco Maria Cavalcante Júnior é natural de Capitão Poço, município da região nordeste do Pará. Filho de Francisco Cavalcante de Albuquerque e Maria Alcimarina de Albuquerque é o penúltimo de sete irmãos. Perdeu os pais muito cedo e foi criado pelos tios, esses muito católicos, esforçaram-se para dar-lhe uma educação cristã.

Entrou no Seminário Mãe da Divina Providência em 2007. Realizou seu noviciado no ano de 2010 no Distrito Federal, assim como a 1ª Procissão, no ano de 2011. Em 2016, Francisco Cavalcante fez sua profissão solene, na cidade de Milão, e seu Diaconato em Roma. Foi ordenado padre pela Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo (CRSP) em 2017 no município paraense de São Miguel do Guamá.

Sua primeira destinação, ainda como diácono, foi o Seminário, confiaram-lhe a missão de ser: Animador Vocacional da Província Norte dos CRSP, apoiar a comunidade formadora na direção e administração da casa e coordenar a nível provincial a Juventude Zaccariana.

Logo após a ordenação sacerdotal, Padre Cavalcante foi eleito Reitor do Seminário Mãe da Divina Providência, celeiro da vocação Barnabita no Pará. Em 2017 acumulou o cargo juntamente com a função de Consultor e Chanceler Provincial.

Assumiu a Paróquia de Nazaré no dia 12 de agosto de 2019.