02 de novembro: dia dos Fiéis Defuntos!

“Para quem crê em Jesus Cristo e na força de sua ressurreição, a morte não é o fim, mas apenas uma passagem para a vida eterna. Por isso, neste dia, acima de tudo celebramos a vida, a vitória de Cristo sobre a morte, desejando também um dia habitar com Ele e nossos entes queridos no céu” – Pe. Hélio Guimarães.

Nesta terça-feira, 02 de novembro, a igreja celebra o Dia de Finados, momento dedicado à reflexão e oração pelos fiéis defuntos do Purgatório. Na verdade, a morte é um verdadeiro mistério para a humanidade, já que torna os homens iguais e deixa apenas uma certeza: um dia todos irão passar por ela.

Dia de Finados é dia de esperança.  A morte ressignifica a vida e é considerada o ponto fraco de todas as fraquezas humanas. O medo da morte acovarda o homem diante da opressão e o impede de testemunhar.

De acordo com a liturgia católica, para os que creem a vida não é tirada, mas transformada. Portanto, esta é uma data para rezarmos por todos aqueles que se foram, pedindo que Deus, em sua infinita bondade, os acolha no céu.

  • O que é o Purgatório?

Consiste em um castigo temporário no qual as almas passam por um processo de purificação, ou seja, nele, as almas dos mortos são preparadas para ir ao reino de Deus.

Neste dia, as missas na Basílica Santuário de Nazaré serão dedicadas aos Fiéis Defuntos. Participe no seguintes horários: 7h, 9h, 12h e 18h!

Texto: Jacques Menezes – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

Com informações: Vatican News

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA