Pastoral do Dízimo

• O que é o dízimo?

Para a CNBB: Dízimo é um sinal visível da participação e corresponsabilidade dos fiéis na comunidade eclesial; ajuda os católicos a desenvolver sua consciência de pertença à Igreja; é uma expressão viva da fé e da gratidão a Deus; dá condições à Igreja de cumprir sua missão evangelizadora; incentiva a partilha de nossos bens com os pobres.

• Pastoral do Dízimo na Paróquia de Nazaré

A Igreja tem como missão ser a presença de Cristo no mundo. O Bom Pastor vai em busca de suas ovelhas e realiza qualquer esforço em vista da salvação das almas. Assim surgem as Pastorais na Igreja, que referem-se ao rosto de Cristo que, em meio às exigências do cotidiano, se dispõe ao serviço em vista do próximo. Dentre estas atividades, a Pastoral do Dízimo. Em Nazaré, existe uma equipe capacitada e sedenta pelo anúncio do Evangelho se dispõe para lidar diretamente com os trabalhos de organização em relação à manutenção da vida da Igreja.

Com a devolução mensal do Dízimo, os Dizimistas da Paróquia de Nazaré compõem uma rede de apoio que ampara a famílias, jovens e crianças encontrados em contextos de fragilidade social, além das obras de evangelização realizadas na casa da Rainha da Amazônia.

A Pastoral do Dízimo foi fundada em setembro de 2001 pelo atual Superior Geral dos Clérigos Regulares de São Paulo, Padre Francisco Maria Chagas Santos da Silva e atualmente é coordenada pelo Padre Deogratias Maria Muderwa e conta com o apoio de quatro colaboradores que atuam no setor administrativo.

O Dízimo é uma forma concreta de manifestar a fé em um Deus providente, um modo de viver a esperança em seu Reino de vida e justiça, um jeito de praticar a caridade na vida em comunidade.

 

• As dimensões do Dízimo

1. A dimensão Religiosa se constitui no reconhecimento dos Dizimistas de sua pertença a Deus. Tudo é d’Ele. Ao contribuir com o Dízimo, demonstramos a consciência que temos de nossa espiritualidade e comunhão a Ele, manifestando sua Fé, gratidão e sua conversão.

2. Dimensão Missionária: “Só podemos nos considerar cristãos de fato se, como Jesus, irmos ao encontro de todos para anunciar, sem imposição, quem é Jesus e no que consiste o Evangelho por Ele anunciado”. (Papa Francisco)

O Dízimo é uma forma concreta de manifestar a fé em um Deus providente, um modo de viver a esperança em seu Reino de vida e justiça, um jeito de praticar a caridade na vida em comunidade.

3. A dimensão Caritativa se constitui no serviço aos mais pobres, assistindo-os e promovendo-os. Como Jesus, a Igreja dedica-se a eles de um modo especial porque são os que mais precisam. Neles Jesus é encontrado, amado e servido.

4. A dimensão Eclesial se constitui na sustentação da comunidade. Somos Igreja e juntos somos corresponsáveis pela nossa Comunidade/ Paróquia/ Diocese. Toda estrutura física, celebrativa e pastoral deve ser assumida por todos. Ao devolver o Dízimo, assumimos o nosso ser Cristão e o nosso ser Igreja.

• Contas para doação:

Obras Sociais da Paróquia de Nazaré – CNPJ 04.746.442/0001-32
• Banco Bradesco (237) Agência 2398-1 / Conta Corrente: 3-5
• Banco do Brasil (001), Agência: 1686-1 / Conta Corrente: 122005-5
• Caixa Econômica Federal (104), Agência 0820 / Conta Corrente: 501-3

Confira os horários da Santa Missa do Dizimista:
Basílica Santuário de Nazaré:
Sábado: 12h e 17 (válidas para o domingo)
Domingo: 6h30, 8h, 10h, 16h30, 18h e 20h

Seja um dizimista!
Para mais informações, ligue: 4009-8448

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA