1º domingo do advento: oração e vigilância

O Advento é o anuncio da vinda de Jesus. A cada vela acesa, o caminho a Cristo se ilumina. A partir de agora o cristão deve se preparar por quatro semanas para a festa mais importante da liturgia e da igreja: o Nascimento de Cristo. Cada advento que começa, o novo ano litúrgico inicia. E esse inicio do ciclo litúrgico pede oração, jamais temer com a vinda do Rei, pois dele vem a confiança e esperança.

O primeiro domingo do advento traz a reflexão de oração e espera. É o momento sublime do importante preparo para a vinda do Cristo, como retrata a leitura de São Lucas: “Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra. Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem”.

É preciso estar sempre vigilante, não fechar os olhos quando os sinais aparecerem e seguir os ensinamentos de Jesus enquanto se aguarda sua vinda definitiva.