OSPAN é beneficiada com projeto E+ Energia e recebe placas solares

Nesta quarta-feira (05) aconteceu a cerimonia de inauguração de placas solares que auxiliarão o sistema de energia da Basílica Santuário de Nazaré! A ação acontece através do projeto E+ Energia do Bem realizada pela do grupo Equatorial Energia em parceria com as Obras Sociais da Paróquia de Nazaré, este que busca aplicar energia limpa em instituições que realizam atendimentos em instituições socioeducativas.

No momento estavam presentes, representando a Basílica Santuário e os Projetos Sociais da Paróquia de Nazaré, Padre José Adelson Maria Ramos e o gerente administrativo Gilcélio Freitas. Além deles, também estiveram presentes para representar a Equatorial Pará o engenheiro da área de eficiência energética William Melo e o Assessor da Presidência Alvaro Bressan.

O Superior Provincial Norte dos Clérigos Regulares de São Paulo, Pe. José Maria Ramos, celebra o feito que vai beneficiar economicamente e ambientalmente a instituição. “Nada mais justo que agradecer a Equatorial Pará por nos ajudar através dessa iniciativa. Com a economia na conta de luz, conseguiremos elaborar mais atividades nas obras sociais realizadas na Casa de Plácido, após a pandemia. Isso nos deixa um clima de festejo e expectativa para o futuro”, completa.

A Basílica de Nazaré é uma construção tombada pelo patrimônio histórico do Pará, além de ser um dos maiores ícones que representam a devoção mariana no estado do Pará. A instituição religiosa, por meio das Obras Sociais da Paróquia de Nazaré, assiste famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social tanto em Belém quanto em Ananindeua. Nos prédios pertencentes à instituição, ainda é desenvolvido todo processo de formação dos voluntários que atuam nas obras sociais durante o ano.

Recursos

Os recursos utilizados no novo sistema de geração de energia solar da Basílica de Nazaré contemplam a instalação de 136 painéis solares e 2 inversores, trazendo como resultado uma potência instalada de 49 kWp (medida de potência). Com a implantação, o sistema deve gerar uma economia de aproximadamente 78.000 kWh (quilowatt-hora) por ano, o que equivale a uma redução mensal aproximada de 23% na fatura da Instituição.

Para atender as necessidades do espaço e trazer mais conforto luminoso ao local, a distribuidora também realizou a substituição de 373 lâmpadas antigas por modelos de LED, consideradas 85% mais econômicas. O investimento total da empresa no projeto foi em torno de R$ 360 mil.

 

Texto: Karol Coelho – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré / com informações ASCOM Equatorial Pará

Fotos: Yêda Sousa – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré / Equatorial Pará

 

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA

Share This