loader image
227ª edição do Círio de Nazaré será encerrada neste domingo (27)

A festividade nazarena reuniu durante 15 dias, mais de 400 mil pessoas na Basílica Santuário

Após 15 dias de romarias, homenagens e inúmeras celebrações na Basílica Santuário, mais uma edição do Círio de Nazaré chega ao fim. A cerimônia de encerramento acontece neste domingo (27) com Santa Missa presidida por Dom José Luís Azcona Hermoso, Bispo Emérito do Marajó – PA.

Logo após a celebração, representantes do clero e da Diretoria da Festa de Nazaré irão para a Casa de Plácido. O momento será para o anúncio do novo casal coordenador do biênio 2020/2021 e o tema do Círio 2020. O tema, inclusive, apresentado aos fiéis na Praça Santuário através de um vídeo que será projetado na fachada da Basílica Santuário. Parar encerrar a programação acontecerá o show das cores com o tradicional espetáculo pirotécnico, por volta das 22h, com 10 minutos de duração. Serão disparadas 2.580 fogos. O material foi fornecido pela empresa Piroshow Fire System, de Belém.

Segurança

Visando sempre a segurança de todos que participam da programação, os Padres Barnabitas juntamente com a Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado e Prefeitura de Belém montaram uma força tarefa para o encerramento da festividade. Cerca de 1.500 profissionais entre policiais militares, policiais civis, bombeiros, guardas municipais, agentes da SEMOB e cruz vermelha estarão nas ruas do entorno, dando apoio à população.

Outra medida de segurança tomada no encerramento da festa foi o bloqueio para o acesso de veículos das vias das áreas próximas à Praça Santuário de Nazaré. Esta ação vai permitir que os fiéis possam concentrar-se com mais facilidade para assistir ao espetáculo pirotécnico.

Segundo a SEMOB, o perímetro localizado próximo à Basílica de Nazaré será interditado para a queima de fogos a partir das 16h. Os pontos interditados serão a Av. Governador José Malcher com a Generalíssimo Deodoro e com a Vila Leopoldina, Av. Nazaré com a Tv. Rui Barbosa, e Av. Gentil Bittencourt com as Tv. Quintino Bocaiúva e 14 de Março. As linhas de ônibus que transitam ao longo da Av. Nazaré, rumo ao bairro de São Brás, terão os itinerários desviados a partir da Rui Barbosa, em direção à Gentil Bittencourt, a destino. Já as linhas que passam pela Quintino Bocaiúva, em direção à Av Visconde de Souza Franco, também deverão desviar para a Gentil Bittencourt, em seguida subir pela Tv. 14 de Abril, retornar para a Governador José Malcher, até a Av. Visconde de Souza Franco, a destino.

Arraial de Nazaré

A partir de 21h o Parque Ita ficará fechado para acesso do público, por recomendação do Corpo de Bombeiros, reabrindo somente na segunda-feira (28).

 

Texto: Aline Andrade (com informações da Agência Eko)

 

 

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA

Share This