“Deus Forte, o Conselheiro Admirável, o Príncipe da Paz” (Is 9).

No domingo que antecede o natal, a ultima vela é acesa e a coroa do advento resplandece, afastando as trevas que antes assolavam o mundo e agora dá espaço a paz. É a melhor representação da chegada da Luz do Mundo, proclamada nos ensinamentos feitos pelos profetas.

A liturgia deste domingo reforça ainda mais as profecias. Isaias mostra a força do Filho de Deus ao chamá-lo de Príncipe da Paz, pois em seu mundo não haverá guerra ou sofrimento: “o boi comerá palha ao lado do leão; a criança de peito poderá colocar a mão na toca da serpente sem mal algum” (Is 11). Além disto, a liturgia também deixa explicita a humildade do Menino Jesus, que na simplicidade de seu nascimento, ainda sim é Rei.

Em 2018, Papa Francisco recordou o verdadeiro significado do advento: “O Advento convida-nos a um compromisso de vigilância, olhando para fora de nós mesmos, ampliando a mente e o coração, para nos abrirmos às necessidades das pessoas, dos irmãos, ao desejo de um mundo novo“.

Após esses dias de oração e preparo, com o coração cheio de esperança, aguardemos pela chegada de Jesus Cristo, Salvador do Mundo, para que nossas vidas sejam iluminadas

Texto: Karol Coelho – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré