A Comunidade Sagrada Família, que faz parte da Paróquia de Nazaré, celebrou neste sábado (07) o Sacramento da Primeira Eucaristia para dezenas de jovens e crianças da Comunidade. A Santa Missa foi presidida pelo Padre Rosinei Maria Souza e contou com a presença de integrantes da Capela.

Foram dois anos de preparação para o momento, durante a Missa, Padre Rosinei ressaltou a importância da conclusão desta etapa: “Celebramos hoje a conclusão da etapa mais importante da vida do cristão. Receber Jesus é a confirmação do Batismo, é também o primeiro sim para a Crisma. Catequisandos, pais e toda a Igreja são parte fundamental disto”.

A Primeira Comunhão

A Primeira Comunhão é o momento em que nos aproximamos da ceia do Senhor, recebendo Seu corpo e Seu sangue e permitindo que Jesus habite nosso coração. Em fevereiro de 2014 durante sua homilia, Papa Francisco descreveu o cenário da Missa: o altar, a toalha, a cruz que indica o sacrifício oferecido por Cristo naquele altar. Trata-se de um momento em que Pão e Palavra se tornam um só, como na Última Ceia, quando todas as palavras de Jesus se concentraram em seu gesto de partir o pão e oferecer o cálice. “O gesto de Jesus, na Última Ceia, é de extremo agradecimento ao Pai por Seu amor e Sua misericórdia”.

O Santo Padre ressaltou ainda que a Celebração da Eucaristia é mais que um simples banquete, constitui a memória do sacrifício de Cristo. E memória é mais que uma simples recordação. “Quer dizer que, cada vez que celebramos esse Sacramento, participamos da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. A Eucaristia constitui o vértice da ação da salvação de Deus”. Dessa forma, acrescentou o Papa, é possível experimentar, já na terra, a comunhão com o Pai. Ele destacou a grandeza do sacramento da Eucaristia, o que ratifica a importância de ir à Missa aos domingos.

“Nunca agradeceremos demais ao Senhor pelo dom que nos fez com a Eucaristia. É um dom muito grande, por isso é muito importante ir à Missa aos domingos, não somente para rezar, mas para receber a comunhão, este Pão que é o Corpo de Cristo e que nos salva, perdoa, nos une ao Pai. É bonito fazer isso!”

E todo esse caminho de fé começa na primeira comunhão. Por isso, Francisco defendeu a importância de uma boa preparação das crianças para receberem este sacramento, que é o primeiro passo da pertença a Cristo, junto ao batismo e à crisma.

A Comunidade Sagrada Família

Fundada em 1982 pelo padre Luciano Maria Brambilla, a Comunidade Sagrada Família nasceu da 25ª edição do Encontro de Casais com Cristo da Paróquia de Nazaré. Em setembro de 1982 aconteceu a primeira celebração oficial da Comunidade Sagrada Família.

Localizada na Rua Domingos Marreiros, a Comunidade conta com a participação ativa de cerca de 150 integrantes e atualmente conta com a Pastoral da Catequese, Pastoral Social, Movimento Terço dos Homens, Pastoral do Dizimo e Pastoral da Liturgia.

Encontros

Domingo – 10h: Santa Missa

Segunda-feira – 19h: Movimento Terço dos Homens

Quinta-feira – 19h: Celebração da Palavra seguida de Novena da Divina Providência

Sexta-feira – 19h: Distribuição do Sopão Comunitário

Ultima sexta-feira de cada mês – 19h: Adoração ao Santíssimo

Endereço: Rua Domingos Marreiros, N° 938.
E-mail: [email protected]

 

Texto e fotos: Aline Andrade (com informações do site cancaonova.com)