Com a doação da empresa, terá início a revitalização da Casa da Rainha da Amazônia
No aniversário de 404 anos de Belém, a mineradora Vale entregará um presente para a capital paraense: a assinatura do contrato de patrocínio que executará a primeira fase do “Projeto de Conservação e Restauração da Basílica Santuário de Nazaré e Requalificação da Cripta”. O valor do investimento para esta primeira etapa é de R$3,5 milhões.
O projeto de restauração foi contemplado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura em Janeiro de 2019. O valor do investimento neste momento, patrocinado exclusivamente pela Vale, vai priorizar ações de manutenção imediata e restaurativas de importantes espaços do Santuário como o altar mor, vitrais, reparos de cobertura da igreja e iluminação, além do sistema de refrigeração e o projeto de combate e prevenção de incêndio.
A cerimônia acontece neste domingo, 12 de Janeiro, a partir das 10h na Basílica Santuário. A programação terá início com Santa Missa de Ação de Graças, que contará com a presença de autoridades civis e eclesiásticas. Logo após a Missa, será assinado o contrato de patrocínio entre a Basílica Santuário e a diretoria da mineradora Vale.
O Gerente de Relações Governamentais da Vale no Pará, José Fernando Gomes destaca a importância da Basílica enquanto patrimônio cultural para os paraenses: “É impossível pensar na Basílica e não mencionar o Círio de Nazaré, que é a maior manifestação da cultura e um dos maiores patrimônios culturais do paraense. O patrimônio é a identidade de um povo, sua memória e sua evolução. Ao patrocinar a revitalização da Basílica Santuário de Nazaré, estamos contribuindo com a preservação da história e da cultura do povo do Pará”.
Além da restauração do Santuário, o projeto prevê também a realização de ações de educação patrimonial para alunos do ensino médio de escolas da rede pública da capital paraense.
A joia da Amazônia é o patrimônio histórico do Brasil e do mundo. Os Padres Barnabitas, que administram com amor e fé o Santuário de Nazaré, celebram junto ao povo paraense a conquista pela manutenção do principal símbolo da devoção mariana em Belém do Pará.
Histórico