Com uma programação intensa, composta por demonstrações calorosas e emocionadas dos fiéis para com a Virgem de Nazaré, aconteceu nesta sexta-feira (24), a santa missa realizada no Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e concelebrada pelo Reitor da Basílica Santuário de Nazaré, Padre Luiz Carlos Maria Nunes Gonçalves. A celebração simbolizou o início de um novo roteiro a ser realizado na Vila de Nazaré, onde acontecerá o Encontro Internacional das Comunidades Devotas de Nossa Senhora de Nazaré.
Segundo o Reitor do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, localizado na Vila de Nazaré, a grandiosidade da expressão e devoção mariana da comunidade brasileira residente em Portugal, impulsionará o lançamento da candidatura das Práticas e Manifestações do Culto de Nossa Senhora da Nazaré, título a ser conferido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). “Em primeiro lugar, a nível pessoal, é uma grande emoção participar deste momento, uma vez que fui ordenado em 2015. No Aeroporto, em Lisboa, me impactou a grandeza que este culto à Nossa Senhora tem no Brasil. Aqui em Portugal perdeu um pouco da sua força de expressão. Daí parte a intenção em candidatar a devoção mariana como patrimônio da Unesco, para incentivar este culto à população portuguesa”, explicou.
Durante o cortejo de 125 quilômetros com a saída de Lisboa à histórica Vila de Nazaré, a Imagem Peregrina da Rainha da Amazônia foi escoltada por um comboio composto por autoridades eclesiásticas e civis, integrantes da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), e fiéis que residem no local. Para o coordenador do biênio 2020/2021 da Diretoria da Festa de Nazaré, Albano Martins, este momento, não objetiva, apenas, realizar uma partilha de experiências quanto ao que é feito em Portugal e no Círio de Nazaré, mas também propagar a devoção mariana mundo à fora. “O Círio já tem esse reconhecimento pela Unesco, mas para nós é muito importante que a devoção mariana vá no mesmo sentido.”, disse.
Após a chegada da Imagem Peregrina da Virgem de Nazaré ao Vilarejo, centenas de fiéis puderam ficar ainda mais perto da pequena Imagem, que cultiva, dentro do coração do povo paraense a devoção por Maria, diante sua intercessão a Jesus Cristo. Na programação, aconteceram momentos de oração e a Procissão das Velas.
O Encontro Internacional das Comunidades Devotas de Nossa Senhora de Nazaré acontece até o próximo domingo (26). Confira a programação:
25/01 – Sábado
10h00 – Sessão de Abertura (Teatro Chaby Pinheiro)
11h30 – Apresentação da Candidatura (Teatro Chaby Pinheiro)
13h – pausa para almoço
14h30 – Notas sobre a viagem da imagem da Nossa Senhora da Nazaré, desde a Terra Santa até Portugal (Teatro Chaby Pinheiro)
Representantes das cidades nas quais se acredita que a imagem de Nossa Senhora da Nazaré terá passado, antes de chegar a Portugal:
Belém (Palestina), Nazaré (Israel), Annaba (Argélia) e Mérida (Espanha) (a confirmar)
15h30 – Nossa Senhora da Nazaré: História e Construção do Culto em Portugal e no Brasil (Teatro Chaby Pinheiro)
16h45 – Nossa Senhora da Nazaré: Práticas e Manifestações do Culto em Portugal, no Brasil e em África (Teatro Chaby Pinheiro)
Representantes de Círios de Nossa Senhora da Nazaré
18h00 – Nossa Senhora da Nazaré: testemunhos de crentes sobre as vivências e devoção (Teatro Chaby Pinheiro)
Testemunhos de Fé de crentes portugueses, brasileiros e de outros lugares onde há o Culto a Nossa Senhora da Nazaré
19h00 – encerramento dos trabalhos
Animação cultural | Cineteatro da Nazaré
Atuações representativas do folclore e da etnografia da Nazaré (a indicar oportunamente)
26/01 – Domingo
10h30 – Sant Missa
Celebrada por Sua Eminência o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e concelebrada pelo Reverendíssimo D. Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém/PA, e por arcebispos presentes, nomeadamente do Brasil e de África. (Pavilhão Gimnodesportivo da Nazaré)
15h00 – Proposta de constituição e lançamento de uma Rede Internacional das Comunidades devotas de Nossa Senhora da Nazaré (Teatro Chaby Pinheiro)
Representantes das Comunidades devotas e dos Círios de Nossa Senhora da Nazaré, em Portugal e no Brasil
16h45 – Plano de Salvaguarda das Práticas e Manifestações do Culto de Nossa Senhora da Nazaré (Teatro Chaby Pinheiro)
18h30 – Sessão de Encerramento (Teatro Chaby Pinheiro)
Texto: Yêda Sousa – Ascom Basílica Santuário de Nazaré
Fotos: Guarda de Nazaré